sexta-feira, 21 de maio de 2010

21 , 22 e 23 de Maio de ... 1877. Terrível praga de gafanhotos em Salvaterra !


Selo da Argélia, comemorativo da campanha contra o gafanhoto. Pelo carimbo se pode ver que também é do mês de Maio, dia 25 e de 1989. Pelos vistos ainda vivem sob a ameaça do dito cujo!





Nos dias 21, 22 e 23 de Maio de 1877, tal como o País, Salvaterra foi invandida por uma terrível praga de gafanhotos. A praga foi tal que as pessoas andaram pelos campos a apanhá-los e no fim, depois de bem contados, o resultado da colheita foi:
Dia 21 - 1.291 Kg de gafanhotos
Dia 22 - 2.208,5 Kg "
Dia 23 - 2.232,5 Kg "
Portanto, um total de 5.732 Kg de gafanhotos. É, obra!
Curioso é que, nas Cortes, não se fala de tal tragédia, o que vem a acontecer em 8 de Maio mas de 1901, acerca duma praga, pelos vistos , bem menor!


Dum documento, presumo que da época, que me veio parar às mãos, aqui fica a transcrição:

"Pertencem, provavelmente, os que invadiram o nosso paiz á especie Grillus migratorius, de Linneu, La Sauterelle de passage, de Cuvier.
Foi encontrada esta especie por Barrow, no sul d’America, cobrindo um espaço de duas milhas quadradas, e é mencionado por um correspondente de Kirby, e Spence, o qual em Mahrata, região da India, viu uma columna de gafanhotos de quinhentas milhas de extensão, que obscureciam o sol, como se houvera um eclipse.
O habito d’estes insectos é voarem n’uma columna extensa e cerrada, abaixando-se á terra para se alimentarem, ou cahindo exhaustos de forças.
No mar, formam um arraial immenso, fluctuante, elevando-se em montões, formados pelos esforços dos mais fortes para cavalgarem sobre os mais fracos.
Diz João de Barros, no livro terceiro da segunda Década, capítulo quarto, que com as trovoadas de Guiné, se criam tantos gafanhotos, que cobrem o céo, e abrazam a terra por onde passam; que no interior da Africa algumas vezes se veem nuvens de gafanhotos, que cobrem o espaço de quasi oito leguas de caminho.
Em algumas nações, em pousando os gafanhotos, os matam, e seccos ao sol, em grandes medões, os guardam para mantimento, e que n’aquelles desertos, não chovendo outro manná àquella triste gente, tem por grande praga a falta d’esta praga.
Diz o mesmo João de Barros, que passando uns capitães, por umas povoações alem da cidade de Dabul, pelo rio acima, acharam muitas jarras cheias de gafanhotos em conserva, como vianda muito estimada dos mouros, que se leva como mercadoria do Estreito de Meca para fóra.
Na Relação do novo caminho, que fez por terra e mar, vindo da India para Portugal, diz o padre Manuel Godinho, descrevendo Baçorá, no capítulo XVI:
“Na sua praça foi a primeira vez que vi vender gafanhotos, e também vi que se levavam às rebatinhas: cosem-nos em agua e sal, e não lhes botam fóra mais que as azas e os pés: quando navegam, levam-nos por mantimento, seccos em jarras.
Eu os comi, e achei serem muito bons para quem não tem outra cousa, como S. João Baptista não tinha no deserto.”


Por aqui se pode ver que nem todos os consideravam uma praga. Não será o homem, quem vai desestabilizando o eco sistema? Como qualquer ser, o gafanhoto sempre existiu e não consta que a flora tenha acabado...
Muito provavelmente o homem criou os pesticidas e, com isso, foi destruindo aquilo que, naturalmente, destruía o gafanhoto...
Terá sido?

6 comentários:

  1. Graças a esta praga de gafanhotos, temos agora todos os anos uma grande festa em Salvaterra do Extremo, por altura da Páscoa.
    Afinal ainda há males que vêm por bem , lol…
    Bom fim-de-semana!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Sempre bem documentado João;bichinho safado o gafanhoto,mas nós actualmente fazemos bem pior á natureza...
    Já agora espero não ter levado a mal aquela minha observação da "perguicite" eu ás vezes excedo-me nas observações,mas é porque sou assim mesmo,uma sagitariana expontânea e ás vezes tonta!!!!.
    Um óptimo fim de semana.
    Ana Bernardo

    ResponderEliminar
  3. ola amigo!
    APROVEITO PARA CONVIDAR A TODOS A VIM ATÉ A INTERAÇÃO DE AMIGOS
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/ E CONFERIR UM POUCO MAIS DESSE MOMENTO HISTÓRICO. VENHA VISITAR JARAGUÁ DO SUL-SC- BRASIL-
    SERÁ UM GRANDE PRAZER EM TE RECEBER POR LÁ.
    TEM MAIS DOIS MUSEUS QUE ESTAM LÁ POSTADO. VAMOS VISITAR??
    VOU TE ESPERAR.
    ]CARINHOSAMENTE.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  4. Olá, Cristina!
    Só que, agora, os "gafanhotos" são outros! Não nos largam e, qualquer dia, temos que pedir à N. Senhora da Consolação para que nos livre deles. Estes, atacam onde mais dói...
    E, não creio que estes venham por bem...

    Abraço, e tudo de bom

    João Celorico

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ana!
    Tento estar bem documentado. Para aldrabice, já chega a que nos impingem todos os dias.
    Pode fazer as observações que quiser, sejam elas "tontas" ou não. Também não foi menor "tontada" meter-me nisto dos blogues. O que vale é que, aos amigos, podemos dizer as "tontadas" que nos vierem à cabeça, aos outros é que não. Levam tudo a sério!...
    Bem haja pelas suas palavras e pelo tempo que perde comigo!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sandra!
    Está aceite o convite!
    Jaraguá do Sul já é ponto de passagem das minhas digressões aqui na net.
    Encontramo-nos na Aldeia!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar