quarta-feira, 22 de junho de 2011

São João, "up to date" !

Não querendo deixar passar esta época, de folguedos, sem prestar o tributo ao meu santo, aqui deixo, tal como me sairam, dois "alhos porros" que suponho terem alguma actualidade. No entanto, foram feitos na esperança de que o santo, tão habituado aos baptismos, nos verta sobre as nossas cabeças, principalmente às "pensadoras", alguma da sua água benta. Se for necessário, até nos pode mergulhar completamente. Estamos no Verão e o povo agradecia!
E "Viva, o São João"!



------------- I --------------

São João dá-me os braços,
dancemos até horas mortas,
ensina-me a dar os “Passos”
sem bater muito no “Portas”.

Preciso muito da tua ajuda
e, como sabes, confio em ti.
Dizem que, agora, tudo muda
pois que a culpa, é só do FMI!

Cá na minha modesta opinião,
que eu a foguetes já não corro,
te peço e imploro, ó São João,
dá-lhes bem com o alho porro!

E se alguém por isso protestar,
ou reagir de qualquer maneira,
castiga-os e manda-os saltar
as chamas da tua fogueira!

Dizes-me que sou agoureiro
vejam bem, quem tal diria,
quem aguentou o “inginheiro”
também aguenta a maioria!

Ainda, para terminar, te digo,
meu grande amigo, São João.
A direita não vai ser um perigo.
A culpa, é sempre da oposição!


------------- II -------------

São João pr’a ver as moças
fez linda fonte, prateada,
as moças não vão à fonte,
que a fonte já foi roubada!

São João foi levantar dinheiro
pr’a fazer festa de “arromba”,
alguém arrombou, primeiro,
o “Multibanco”. À bomba!

São João, de rua em rua,
procurou ele, pelo FMI,
só enxergou a luz da lua
e a tal crise, que anda aí!

Procurou por todo o lado
pois queria festa de truz,
o FMI não foi encontrado,
queixou-se ao Menino Jesus.

Porta-te como um ser humano,
meu bom e devoto São João!
Volta cá, de novo, pr’ó ano,
mas só de arquinho e balão!

E, vem só com a pele do cordeiro.
Ninguém nota, ninguém se zanga,
porque por aqui, já o povo inteiro
anda há muito tempo, de “tanga”!

A crise todos ataca, e é tanta,
mas deixa lá, não faz mal,
também eu enrolo a manta
e só apareço lá pr’ó Natal!

Se for bom o comportamento,
e te portares com juizinho,
pode ser que te dê aumento
e o encontres no sapatinho!

1 comentário:

  1. Esperemos que S. João o ouça...Em verso , talvez o Santo se apiede de nós .
    Vesitas
    Quina

    ResponderEliminar