terça-feira, 10 de abril de 2012

O "Angola", vai de viagem... virtual! ( 18 ) ... Beira - Ilha de Moçambique

Dia 09 :
Como habitual, manhã cedo, pelas 06.00h, deixamos o cais do porto da Beira e as águas barrentas do Zambeze, rumo à saida do delta, onde desembarcamos o piloto e entramos na rota normal às 07h 37min.
Beira.








Vamos, pois, em busca da Ilha de Moçambique, onde chegaremos amanhã, durante a manhã.




Dia 10 :

O dia amanhece e, entretanto, a temperatura da água do mar já vem subindo desde que saímos de Lourenço Marques e já atinge os 29ºC.

A ilha está próxima, fundearemos, ao largo, pelo que metemos piloto às 11.00h, ficando o navio fundeado às 11h 27min.
Ilha de Moçambique.







Os fundos aqui são baixos e de rocha de coral, pelo que criam problemas aos náuticos.


Ilha de Moçambique. Pescador.




Navio fundeado, começarão as operações de carga e descarga. Haverá hipótese de ir a terra, pois a empresa  "Alfredo Rosa Arnaut" tem dois "gasolinas", o "Embaixador" e o "Fortaleza" que além de fazerem carreiras também fazem excursões. Uma viagem a terra, ida e volta, custa a módica quantia de 10$00 (dez escudos), mas moçambicanos. Em terra, poderão dar uma volta à ilha. A ilha é pequena mas, mesmo assim, podem usar o "riquexó". Além dos vestígios dos nossos antepassados, poderão constatar que a população é, maioritariamente, muçulmana. O artesanato é de altíssima qualidade, seja em madeira, seja utilizando as muito variadas conchas e corais, abundantes no mar que rodeia a ilha. Os "macuas" são uma etnia de gente cuja inteligência está acima da média destes povos. Se forem a terra, terão algumas "surpresas". Sobre essas, depois falaremos.


A saída está prevista para amanhã, manhã cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário