segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Há mais marés que ... companhias de navegação marítima ! ( 2 )




1ª linha:
Amoco Shipping Co. ; Anglo Nordic Shipping Limited ; Apex Marine Corp. ; Argentine Lines E.L.M.A. ; The Australian National Line ; Bahamas Line, S.A. ; The Bank Line Ltd.
2ª linha:
T.H. Brovig Smith & Johnson ; Buenamar Compania Naviera S.A. ; Canadian Gulf Lines, Inc. ; Caribbean Steamship Co. / Reynolds Metals Co. / Marine Division ; Central Gulf Lines, Inc. ; Ceres Hellenic Shipping Enterprises, Ltd. ; Cetragpa (Groupement D’Interet Economique)
3ª linha:
Concordia Line ; Cosmopolitan Shipping Co., S.A. ; Costa Armatori S.p.A. ; Cove Shipping Inc. / Cove Tankers Corp. ; Cunard Line Port Line, Ltd. ; DFOS (Nordana Line) ; Dampskibsselskabet Torm A/S
4ª linha:
Evergreen Line ; Exxon Co., U.S.A. Marine Dept. ; Farrel Lines, Inc. ; Fearnley & Eger ; Finnlines, Ltd. ; Flota Mercante Grancolombiana S.A. ; Gazocean
5ª linha:
Hapag-Lloyd AG ; Harrison Line ; Hellenic Lines, Ltd. ; Holland-America Cruises ; Holland Pan-American Line ; Home Lines ; Hudson Waterways, Corp. / Manhattan Tankers Co. , Inc.
6ª linha:
Ivaran Lines ; Japan Line, Ltd. ; Johnson Line ; Jugolinija ; Jumbo Navigation N.V. ; Kawasaki Kisen Kaisha, Ltd. ; Keystone Shipping Co.

Desta série de armadores, são-me familiares os navios de:
Amoco Shipping, conheci na Lisnave o “Amoco Cadiz”, anos antes do seu encalhe na costa rochosa da Bretanha, em 1978, provocando mais um desastre ecológico.
"Amoco Cadiz", preparando a sua descida ao fundo dos oceanos,
não sem deixar um rasto de destruição ambiental!

(retirado de www.datuopinion.com)

Costa Armatori S.p.A., o armador do tão falado “Costa Concordia”, lembro do que diziamos ser a “C” Línea, o “Anna C” e o “Federico C” com as suas frequentes passagens pela Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.
"Federico C"


Cunard Line, armador dos “Queen”’s, é também resultado duma fusão onde entrou a White Star Line, proprietária do malogrado “Titanic”. Como curiosidade, foi um navio da Cunard Line, o “Carpathia”, que acorreu em seu socorro.
"Carpathia", na doca em New York,
depois de ter resgatado os sobreviventes do "Titanic"
(retirado de pt.wikipedia.org)


Da Exxon Co., recordo bem e penso que muitos mais, o trágico acidente do “Exxon Valdez”, cujo derrame provocou um terrível desastre ecológico. Desta empresa, não me é fácil falar pois receio, devido às várias fusões de empresas, não conseguir ser exacto. Esta Exxon Co. já tinha absorvido a Esso e a Standard Oil mas hoje, ao que parece, já se fundiu com a Mobil e será a Exxon Mobil.
"Exxon Valdez", em operação de trasfega de combustível,
tentando minimizar os estragos do desastre ecológico provocado

(retirado de http//rappler.com)


Da Hapag-Lloyd AG, recordo os porta-contentores, “Elbe Express” e “Alster Express” que, na Lisnave, nos anos 70, foram aumentados, em mais uma operação de “jumboizing”. 
"Alster Express"
(retirado de http//merchantnavyofficers.com)

(continua)

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