Portugal também se pôde orgulhar de
algumas delas, hoje já bem poucas mas o mar continua no mesmo sítio e à espera de
quem o queira utilizar. Porém, por aqui, parece estar-se “à espera de Godot”!
Deixando um pouco esta dissertação,
vou dar início a uma série de “posts”, baseados num folheto editado pela
“Texaco”, em 1982, apresentando o “design” das chaminés dos navios de 167
companhias de navegação.
Infelizmente, das companhias
portuguesas apenas está representada, e mal, a CNN, Companhia Nacional de
Navegação. Digo mal, porque o que nos é apresentado é o logotipo da CNN. Julgo
que a falta de outras companhias, as mais importantes, será porque já teriam
encerrado portas em 1982!
Esta falta, porém, estende-se também a
importantes companhias estrangeiras, tais como, Elf, Shell, BP, Esso, Agip e
decerto muitas outras. Mesmo assim, acho que vale a pena colocar aqui o
documento.
Desde muito cedo me acostumei a ficar
“encantado” pelas cores e desenhos das chaminés dos navios e a identificá-los
pela sua origem.
Assim, nos anos 50 e 60, a minha
atenção ia para os navios que demandavam a gare marítima da Rocha. E era ver os
argentinos, Salta; Corrientes, Eva Perón, Presidente Perón e o Libertad com a
sua chaminé listada de preto, azul claro e branco;
"Salta" (retirado de www.histarmar.com.ar) |
os franceses, Général
Leclerc, Louis Lumière; Laennec com chaminé creme, faixa central branca com
estrelinhas vermelhas;
(retirado de www.posterclassics.com) |
os ingleses, Arcadia, Orcades e Chusan com a sua chaminé
creme forte;
"Arcadia" (retirado de www.simplonpc.co.uk) |
os italianos, Saturnia, Vulcania e os da Linea “C”, Anna C e
Federico C;
"Vulcania" |
"Federico C" |
os americanos, Independence e Constitution
"Independence" (retirado de www.cruisehinehistory.com) |
e holandeses, talvez o
Niew Amsterdam,
"Niew Amsterdam" (retirado de www.ssmaritime.com) |
É, pois, do meu especial agrado este “post”.
De cima para baixo e da esquerda para
a direita temos, então:
1ª linha:
Admanthos Shipping Agency, Inc. ; Alcoa Steamship Co., Inc.
; Almare S.p.A.; American Atlantic Lines ; American Foreign SS Corp. ; American
President Lines ; American Trading Transportation Co., Inc.
2ª linha:
Barber Lines ; Sig Bergesen d.y. & Co. ; Blue Funnel
Line ; Blue Star Line, Inc. ; Booth Lines ; Thos. and Jno. Brocklebank, Ltd. ;
Brostroms Shipping Co.
3ª linha:
Chandris Lines ; Chevron Shipping Co. ; China Union Line,
Ltd. / Culny, Inc. , Agents ; Columbus Line, Inc. ; Compagnie General Maritime
(French Line) ; Compagnie Maritime des Chargeurs Reunis ; Companhia Nacional de
Navegação
4ª linha:
Delta Steamship Lines, Inc. ; Ditlev-Simonsen ; Djakarta
Lloyd ; The EAC Lines/East Asatic Co., Ltd. ; Elder Dempster Lines, Ltd. ; El
Yam Bulk Carriers (1967) Ltd. ; Empresa Hondureña de Vapores, S. A. ;
5ª linha:
Getty Oil Co. ; Golden Peak Maritime Agencies, Ltd. ;
Gotaas-Larsen, Ltd. ; Great American Lines Inc. ; Great Eastern Shipping Co. ,
Ltd. ; Greenstate Marine Corp. ; Gulf Oil Corp.
6ª linha:
Hvide Shipping, Inc./ Seabulk Fleet ; Iceland Steamship
Co., Ltd. ; Independence Maritime Agency, Inc. ; Insco Lines, Ltd. ;
Intercontinental Transportation Services, Ltd. ; Interocean Management Corp. ;
Italian Line
Da Sig Bergesen me acostumei, na
Lisnave, a ver e a “sofrer” com os trabalhos de reparação de vários “tankers”,
os “Berge”.
"Hildebrand", encalhado em Cascais e já esperando a hora da sua "morte anunciada" (retirado de www.naviosavista.blogspot.com) |
Da Booth Lines, ficou-me na memória o
encalhe do “Hildebrand”, no ano de 1957, em Cascais e os trabalhos em que se
viram metidos os rebocadores, “Praia da Adraga”, da Sociedade Geral, “Monsanto”
da CCN e o “D. Luiz” da AGPL. Trabalho infrutífero pois o “Hildebrand” lá ficou
a acabar os seus dias. Por incrível que pareça nos tempos de hoje, consta que o
navio não estava equipado com radar, assim como outros da mesma companhia, o
que parecia quase ser uma imagem de marca. A austeridade saiu cara!
Da Compagnie Maritime des Chargeurs
Réunis, recordo os acima já referidos, “Général Leclerc”, o “Louis Lumière” e o “Laennec”.
Da Companhia Nacional de Navegação,
não chegariam várias páginas para escrever sobre ela, mormente sobre o navio
“Angola” por maioria de razões e sobre o qual já alguma coisa escrevi e pode
ser consultada neste blogue.
A proa do "Universe Patriot" na doca 10 da Lisnave aquando da grande reparação, devida à explosão nele ocorrida! (retirado de www.estaleiros-navais.blogspot.pt) |
Quanto à Gulf Oil, cujos navios, com
alguma frequência, eram reparados na Lisnave, o primeiro com o qual tomei
contacto foi o “Universe Patriot” e a sua grande reparação após acidente
provocado por violenta explosão. Outros vieram depois, tais como, “Universe
Ireland”, “Universe Portugal” e “Universe Japan”.
O navio "Andrea Doria" adornado e prestes a afundar-se (retirado de www.dw.de) |
Da Italian Line, na década de 50, além
de “Saturnia” e “Vulcania”, também já referidos, recordo ainda o afundamento do “Andrea Doria” quando
rumando a Nova York, devido a forte nevoeiro, colidiu com o “Stockholm” (*). Se já
não bastasse o estrago provocado pela colisão, problemas de falta de
estabilidade parecem ter apressado o seu afundamento.
(*) Posteriormente à elaboração deste "post" tomei conhecimento de que este "Stockholm" é hoje o "Azores" da Portuscale Cruises.
(continua)
(*) Posteriormente à elaboração deste "post" tomei conhecimento de que este "Stockholm" é hoje o "Azores" da Portuscale Cruises.
(continua)
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