1ª linha:
Amoco Shipping Co. ;
Anglo Nordic Shipping Limited ; Apex Marine Corp. ; Argentine Lines E.L.M.A. ;
The Australian National Line ; Bahamas Line, S.A. ; The Bank Line Ltd.
2ª linha:
T.H. Brovig Smith & Johnson ; Buenamar Compania Naviera
S.A. ; Canadian Gulf Lines, Inc. ; Caribbean Steamship Co. / Reynolds Metals
Co. / Marine Division ; Central Gulf Lines, Inc. ; Ceres Hellenic Shipping
Enterprises, Ltd. ; Cetragpa (Groupement D’Interet Economique)
3ª linha:
Concordia Line ; Cosmopolitan Shipping Co., S.A. ; Costa
Armatori S.p.A. ; Cove Shipping Inc. / Cove Tankers Corp. ; Cunard Line
Port Line, Ltd. ; DFOS (Nordana Line) ; Dampskibsselskabet Torm A/S
4ª linha:
Evergreen Line ; Exxon Co., U.S.A. Marine Dept. ;
Farrel Lines, Inc. ; Fearnley & Eger ; Finnlines, Ltd. ; Flota Mercante
Grancolombiana S.A. ; Gazocean
5ª linha:
Hapag-Lloyd AG ;
Harrison Line ; Hellenic Lines, Ltd. ; Holland-America Cruises ; Holland
Pan-American Line ; Home Lines ; Hudson Waterways, Corp. / Manhattan Tankers
Co. , Inc.
6ª linha:
Ivaran Lines ; Japan Line, Ltd. ; Johnson Line ;
Jugolinija ; Jumbo Navigation N.V. ; Kawasaki Kisen Kaisha, Ltd. ; Keystone
Shipping Co.
Desta série de armadores, são-me
familiares os navios de:
Amoco Shipping, conheci na Lisnave o “Amoco
Cadiz”, anos antes do seu encalhe na costa rochosa da Bretanha, em 1978,
provocando mais um desastre ecológico.
"Amoco Cadiz", preparando a sua descida ao fundo dos oceanos, não sem deixar um rasto de destruição ambiental! (retirado de www.datuopinion.com) |
Costa Armatori S.p.A., o armador do tão falado “Costa Concordia”, lembro do que diziamos ser a “C” Línea, o “Anna C” e o “Federico C” com as suas frequentes passagens pela Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.
"Federico C" |
A Cunard Line, armador dos “Queen”’s, é também resultado duma fusão onde entrou a White Star Line, proprietária do malogrado “Titanic”. Como curiosidade, foi um navio da Cunard Line, o “Carpathia”, que acorreu em seu socorro.
"Carpathia", na doca em New York, depois de ter resgatado os sobreviventes do "Titanic" (retirado de pt.wikipedia.org) |
Da Exxon Co., recordo bem e penso que muitos mais, o trágico acidente do “Exxon Valdez”, cujo derrame provocou um terrível desastre ecológico. Desta empresa, não me é fácil falar pois receio, devido às várias fusões de empresas, não conseguir ser exacto. Esta Exxon Co. já tinha absorvido a Esso e a Standard Oil mas hoje, ao que parece, já se fundiu com a Mobil e será a Exxon Mobil.
"Exxon Valdez", em operação de trasfega de combustível, tentando minimizar os estragos do desastre ecológico provocado (retirado de http//rappler.com) |
Da Hapag-Lloyd AG, recordo os porta-contentores, “Elbe Express” e “Alster Express” que, na Lisnave, nos anos 70, foram aumentados, em mais uma operação de “jumboizing”.
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