domingo, 5 de outubro de 2014

Há mais marés que ... companhias de navegação marítima ! ( 4 ) (Conclusão)


1ª linha:
A/S Ludwwig Mowinckels Rederi ; Lygnos Bros. Shipping, Inc. ; Lykes Bros. SS Co. ; Maersk Line ; Manchester Liners Ltd. ; Marasia Sa ; Marine Transport Lines, Inc.
2ª linha:
Mystic Steamship Corp. ; National Shipping & Trading Co. ; Navale et Commerciale Havraise Peninsulaire; Navios Corp. ; Nedlloyd Lines ; Nervoion Line ; Niarchos
3ª linha:
Orion & Global Chartering Co., Inc. ; Pacific-Australia direct Line / Swedish Transatlantic Line ; Pacific steam Navigation Co. / Royal Mail Lines, Ltd. ; Pan Atlantic Lines ; Panocean-Anco Limited ; Philips Petroleum Co. ; Princess Cruises
4ª linha:
Scindia Steam Navigation Co. , Ltd. ; Sea-Land Service, Inc. ; Shipping & Produce ; Sitmar Cruise Lines ; South African Marine Corp. ; So. Star Shipping Co., Inc. / Westwind Africa Line, Ltd. ; Spliethoff’s
5ª linha:
The Union-Castle Mail Steamship Co. Ltd. ; Union Oil Co. of Calif. ; United Arab Shipping Co. ; United Baltic ; Unitramp (Groupement D’Interet Economique) ; Universe Tankship (Del) Inc. ; United States Lines, Inc.
6ª linha:
Wilh. Wilhelmsen ; World Wide (Shipping), Ltd. ; Yangming Marine Transport Corp. ; Y.S. Line ; Zim Container Service ; Zim Israel Navigation Co. Ltd.


Boa parte destas companhias são bem conhecidas e eu me escuso de enumerá-las. Porém, ressalvo as seguintes:

Maersk Line, porque a sua frota era cliente assídua dos estaleiros da Margueira. 
"Eleo Maersk", o primeiro super petroleiro construído com casco duplo
(retirado de   http://www.mmm.maersk.com)


The Union-Castle Mail Steamship Co. Ltd., porque  me habituei a ver os seus navios em Cape Town, ou em Durban, durante o período em que andei embarcado.
Navio da Union-Castle, defronte de Cape Town



Zim Israel Navigation Co. Ltd., porque todos nos fomos habituando a ver o “Amélia de Melo”, ex-“Zion”, e o “Angra do Heroísmo”, ex- “Israel”. Acresce que o meu primeiro envolvimento em trabalhos de “jumboizing”, no Estaleiro da Rocha, foi com o navio “Hadar”.
 
O "Zion", que viria a tornar-se no "Amélia de Melo"

Aqui o "Israel" que viria a torna-se conhecido por "Angra do Heroísmo"


O "Hadar", na doca nº1 do Estaleiro da Rocha,
Preparando-se para receber mais alguns metros de comprimento

E assim termino esta minha ronda pelas companhias de navegação, dum folheto da "Texaco"!
Espero que tenha agradado a mais alguém!

Sem comentários:

Enviar um comentário