1ª linha:
A/S Ludwwig Mowinckels Rederi ; Lygnos
Bros. Shipping, Inc. ; Lykes Bros. SS Co. ; Maersk
Line ; Manchester Liners Ltd. ; Marasia Sa ; Marine Transport Lines,
Inc.
2ª linha:
Mystic Steamship Corp. ; National Shipping & Trading
Co. ; Navale et Commerciale Havraise Peninsulaire; Navios Corp. ; Nedlloyd
Lines ; Nervoion Line ; Niarchos
3ª linha:
Orion & Global Chartering Co., Inc. ; Pacific-Australia
direct Line / Swedish Transatlantic Line ; Pacific steam Navigation Co. / Royal
Mail Lines, Ltd. ; Pan Atlantic Lines ; Panocean-Anco Limited ; Philips
Petroleum Co. ; Princess Cruises
4ª linha:
Scindia Steam Navigation Co. , Ltd. ; Sea-Land Service,
Inc. ; Shipping & Produce ; Sitmar Cruise Lines ; South African Marine
Corp. ; So. Star Shipping Co., Inc. / Westwind Africa Line, Ltd. ; Spliethoff’s
5ª linha:
The Union-Castle
Mail Steamship Co. Ltd. ; Union Oil Co. of Calif. ; United Arab Shipping Co. ;
United Baltic ; Unitramp (Groupement D’Interet Economique) ; Universe Tankship
(Del) Inc. ; United States Lines, Inc.
6ª linha:
Wilh. Wilhelmsen
; World Wide (Shipping), Ltd. ; Yangming Marine Transport Corp. ; Y.S. Line ;
Zim Container Service ; Zim Israel Navigation Co. Ltd.
Boa parte destas companhias são bem
conhecidas e eu me escuso de enumerá-las. Porém, ressalvo as seguintes:
Maersk Line, porque a sua frota era
cliente assídua dos estaleiros da Margueira.
"Eleo Maersk", o primeiro super petroleiro construído com casco duplo (retirado de http://www.mmm.maersk.com) |
The Union-Castle Mail Steamship Co. Ltd.,
porque me habituei a ver os seus navios
em Cape Town, ou em Durban, durante o período em que andei embarcado.
Zim Israel Navigation Co. Ltd., porque todos nos
fomos habituando a ver o “Amélia de Melo”, ex-“Zion”, e o “Angra do Heroísmo”,
ex- “Israel”. Acresce que o meu primeiro envolvimento em trabalhos de
“jumboizing”, no Estaleiro da Rocha, foi com o navio “Hadar”.
Aqui o "Israel" que viria a torna-se conhecido por "Angra do Heroísmo" |
O "Hadar", na doca nº1 do Estaleiro da Rocha, Preparando-se para receber mais alguns metros de comprimento |
E assim termino esta minha ronda pelas companhias de navegação, dum folheto da "Texaco"!
Espero que tenha agradado a mais alguém!
Espero que tenha agradado a mais alguém!
Sem comentários:
Enviar um comentário