Já lá vão 57 anos!
1ª linha:
Knutsen Line ;
Koctug Lines ; Lachmar ; Lamport & Holt Line, Ltd. ; J. Lauritzen
A/S ; Leif Hoegh & Co., A/S ; Lloyd Brasileiro
2ª linha:
Maritime Overseas Corp. ; Matson Navigation Co. ; Military
Sealift Command, U.S. Navy ; Mitsui O.S.K. Lines, Ltd. ; Mobil Oil Corp.
; Moore McCormack Lines / Moore McCormack Bulk Transport ; Mosvold Shipping Co.
3ª linha:
Nippon Yusen Kaisha (N.Y.K. Line) ; Ocean Transport &
Trading Ltd. ; Ogden Marine, Inc. ; Oljekonsumenternas Forbund ; Olympic
Maritime, S.A. ; Ore Shipping Corp. ; Orient Overseas Lines
4ª linha:
Prudential Lines, Inc. ; P & O Lines ; Rederiet
Johan Reksten ; Refrigerated Express Lines (A/asia) Pty., Ltd. ; Sabine Towing
& Transportation Co., Inc. ; Saguenay Shipping Ltd ; Salén Reefer
Services / Salén Tanker AB / Salén Dry Cargo AB
5ª linha:
Star Shipping A/S ; Sun Company, Inc. ; Texaco Inc.
; Trans Freight Lines, Inc. ; Trinidad Corp. ; Trinity/Oswego Shipping,
MTL Group ; Turkish Cargo Lines
6ª linha:
Van Ommeren ; C.A. Venezolana de Navegacion ; Victory
Carriers, Inc. ; Wallenius Lines ; West Coast Shipping Co. ; Westfal-Larsen Co.
A/S ; West India Shipping Co., Inc.
Relativamente aos armadores acima representados, junto esta foto do Estaleiro da Margueira, onde se podem ver, da Mobil Oil Corp o "Mobil Pegasus", junto à Doca 13, a parte de ré e no cais 3B, a parte de vante; da Texaco Inc. , na Doca 11, o "Texaco Amsterdam" (pode ver-se o "bottoping" pintado de cinzento).
Porém, nesta foto podem ver-se, entre outros, também os navios da Shell, "Mactra" e "Metula"; os brasileiros da Petrobrás , "Campos Sales" e "Epitácio Pessoa", ambos já com historial de autuação por derrames na Baía de Guanabara; da Soponata, o bloco de vante do "Marofa", em construção.
Da P & O Lines , já referi no primeiro desta série de "posts", o "Arcadia", o "Orcades" e o "Chusan".
"Seven Seas" (Retirado de http://www.faktaomfartyg.se) |
Também da Trinity / Oswego Shipping , pode dizer-se que foi devido ao acidente ocorrido, em 1972, com a colisão do "Oswego Guardian" com o "Texanita", com explosão e afundamento deste que alertou os técnicos para os perigos que transformavam os petroleiros em "bombas" flutuantes e originou uma corrida à criação de instalações de gás inerte nos mesmos.
(continua)
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