Assim, há quem
afirme que o "Larouco" foi construido, desde a quilha, na
Lisnave, a partir dos desenhos do alemão "St. Michael" e foi a primeira e única
grande construção do estaleiro de Lisboa”.
O "Larouco", na carreira de construção, no estaleiro da A. G. Weser e pronto para o "bota fora" |
E, aqui, a construção C. 230, já dentro de água! |
Nada mais errado! O casco do “Larouco”, novo petroleiro da Soponata, de
cerca de 82.000 tdw, foi construido nos estaleiros alemães da A.G.Weser, em
Bremen, onde foi lançado à água no dia 19 de Julho de 1968, chegando no dia 31,
do mesmo mês, ao estaleiro sul da Lisnave (Margueira).
Já na Margueira, a chaminé dirige-se para o local onde será instalada. |
E foi aqui, nos
estaleiros da Lisnave (Margueira), onde se procedeu ao fabrico e montagem de
toda a superstrutura, bem como de todos os trabalhos de aprestamento até à
entrega do navio. Ou, como diria, o Sr. José Manuel de Mello no discurso da
benção do navio: “A preparação do complexo programa de aprovisionamento de
materiais e equipamentos; a construção pré-fabricada de blocos com dezenas de
toneladas; a produção de quilómetros de encanamentos...”
Acresce que a Lisnave não tinha doca ou carreira de construção para um
navio com as dimensões do “Larouco”!
Por outro lado, também alguém refere que :
“Dizia-se, quem lá andou, que o “Larouco” era um
navio de certa forma embruxado...”
Quanto a isto, o mínimo que posso dizer, é
que não havia razão nenhuma para ser um navio “embruxado”, se levarmos em linha
de conta que, no dia 23 de Junho de 1969, dia do 2º aniversário da inauguração
do estaleiro da Margueira, se procedeu à sua benção!
Lá que durante a construção aconteciam
“coisas” esquisitas, isso é verdade, mas o contrário é que seria de admirar.
Eram os problemas do primeiro e último grande navio a ser aprestado na Lisnave.
Para infelicidade nossa!
Foto oficial do N/T Larouco:
ResponderEliminarhttps://lh3.googleusercontent.com/-3FFDn8qJUjo/USZug-anhGI/AAAAAAAAAfw/7-zKdNfUbus/w1358-h497-no/Scan_Pic0030.jpg
Ao prezado anónimo, o meu bem haja pela informação.
EliminarJoão Celorico