Este blogue foi criado após insistência de muitas pessoas, amigas (assim as considero). Porém não vou utilizá-lo só para a promoção da minha terra, Salvaterra do Extremo, vila de 780 anos, situada (para que conste) no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. Vou igualmente tentar diversificar os assuntos e trazer aqui alguns que são do meu interesse e espero que sejam do interesse de mais alguém. Mais um leitor que seja, já valeu a pena!
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
CHURRASCO DE CARNAVAL ...
(A minha descendência, Carnavalando!!!)
Contra o que possa parecer, não sou folião compulsivo. Gosto de brincar todo o ano, sem hora nem dia marcado, desde que tal se propicie.
Véspera de Carnaval, no local de trabalho, palavra puxa palavra, vai de combinar uma noite de borga! Caramba, a vida não era só trabalho! Juntámos meia dúzia de aderentes e ficou combinado. Depois do jantar, reuníamo-nos no Rossio, para dar início à rambóia.
Havia um primeiro abastecimento, pois a noite ia ser longa. Entrámos na Ginginha e, vai um copito. Tudo jóia, segue a ronda, e lá vamos a caminho da Casa do Alentejo, ali ao Bairro Alto. O bailarico estava fraco, as damas ocupadas e o bilhete não era barato. Vamos a outro que este não dá! Rua abaixo, direitos à Casa das Beiras, onde o panorama não era melhor. Talvez no Cais do Sodré, de má fama. Estavam os bares cheios e pouco convidativos. A meia-noite já era e a volta continuava. Voltámos ao ponto de origem e começámos a discutir novo plano de ataque, mas agora íamos andando, para não perder a embalagem. E foi nestas deambulações que, lá para as 2 horas daquela linda noite, alguém deparou, ali mesmo, numa travessa, quase escondido, um placard luminoso onde se lia “Bomjardim”. E o anúncio falava em frangos de churrasco e não sei que mais. Nova reunião de emergência, donde saiu sapiente resolução. - Ficamos já aqui! Um franguinho de churrasco, vem mesmo a calhar! Deu-se a aprovação, por unanimidade e de pé, apesar das pernas já começarem a acusar algum cansaço.
Sentados à mesa, mandámos vir a dose do franguinho, bebemos uns púcaros, dissemos umas larachas e, lá para as 4 da manhã, terminámos a actuação.
Fizemos as despedidas e cada um regressou a sua casa. Quando nos voltámos a encontrar, no local de trabalho, esta noite de Carnaval foi o tema das conversas. Uns, tal como eu, tinham “gozado” que nem uns perdidos, outros, coitados, caiu-lhes mal tanta diversão e diziam que quando se foram deitar viam tudo a andar à roda e, claro, chamaram pelo “Gregório”. Foi tudo prejuízo. Mal empregado frango!
Para Carnaval, não se pode dizer que não tenha sido “bem divertido”!
Este texto é a minha contribuição para a Blogagem Colectiva do blogue http://aldeiadaminhavida.blogspot.com, " O Carnaval e as suas Tradições", que decorre de 10 a 28 de Fevereiro.
Se quiser ler e comentar outros textos ainda mais interessantes, poderá clicar no selo da barra lateral. Depois de os ler, poderá também votar. A Aldeia agradece!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ola amigo!
ResponderEliminarTambém estou participando da Coletiva.
Por isso vim convidar para brincarmos o carnaval..Passe lá.
Estou na Coletiva da Minha aldeia, com o blog http://sandrarandrade7.blogspot.com.
Te espero no blog para conferir e brincar este carnaval.
Vou te espear por lá.
Com muito carinho
Sandra
Carnaval com Churrasco, deve ser muito bom...
ResponderEliminarSandra