Este blogue foi criado após insistência de muitas pessoas, amigas (assim as considero). Porém não vou utilizá-lo só para a promoção da minha terra, Salvaterra do Extremo, vila de 780 anos, situada (para que conste) no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. Vou igualmente tentar diversificar os assuntos e trazer aqui alguns que são do meu interesse e espero que sejam do interesse de mais alguém. Mais um leitor que seja, já valeu a pena!
terça-feira, 18 de maio de 2010
18 de Maio de ... 1644. Salvaterra na Restauração de Portugal !
D. Sancho Manuel de Vilhena, 1º Conde de Vila Flor
Neste dia, 18 de Maio de 1644, apesar da desgraça que atingiu o povo da Zarza, não foram atingidos, completamente, os objectivos das tropas portuguesas.
Aconteceu que após D. Sancho Manuel ter lançado, sobre Zarza la Mayor um ataque surpresa, reunindo cerca de 2500 soldados de infantaria e 800 a cavalo, e ter entrado na povoação à força de armas, teve que retirar não sem que tivesse causado elevados estragos, calculados em cerca de 200.000 cruzados. Porém, a desgraça para os zarcenhos iria ser maior porque, após repelirem tal ataque, se deu uma violenta explosão no paiol de munições, instalado numa igreja, que diz-se terá morto mais de 300 pessoas. A este tempo comandaria a guarnição existente em Zarza la Mayor, Giovanni Giacomo Mazzacani-Maza, mais conhecido, entre as tropas por Mazacan. Este comandante, napolitano, terá sido um dos militares que chegou a Espanha acompanhando Gerolamo Maria Caracciolo, Marquês de Torrecuso, que se destacou nas Guerras, da Catalunha e dos Trinta Anos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário