Este blogue foi criado após insistência de muitas pessoas, amigas (assim as considero). Porém não vou utilizá-lo só para a promoção da minha terra, Salvaterra do Extremo, vila de 780 anos, situada (para que conste) no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. Vou igualmente tentar diversificar os assuntos e trazer aqui alguns que são do meu interesse e espero que sejam do interesse de mais alguém. Mais um leitor que seja, já valeu a pena!
quinta-feira, 6 de maio de 2010
6 de Maio de ...1882. Salvaterra na Câmara dos Deputados!
É verdade! No dia 6 de Maio, de 1882, na Câmara dos Deputados, alguém se lembrou de que Salvaterra, que em 1855 tinha perdido o seu estatuto de sede de concelho, ainda existia e que, tal como hoje, sofria os efeitos da interioridade. Foi então que, o deputado Franco Frazão, eleito pelo círculo de Castelo Branco, usou da palavra para dizer o que a seguir se transcreve, do "Diário da Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza", da Sessão desse mesmo dia:
.../
O sr. Franco Frazão: - Desejo chamar a attenção do governo para o estado lastimoso da viação publica no districto de Castello Branco, provincia da Beira Baixa.
Aquella provincia não tem uma única ligação completa com o resto do paiz, em uma raia de 18 leguas não tem uma estrada nova que a ponha em communicação com o reino vizinho.
Isto é o mais deploravel estado em que póde encontrar-se a viação de uma provincia em pleno 1882.
Eu pedia pois ao sr. ministro das obras publicas que mandasse activar os trabalhos da estrada de Castello Branco a Segura e Salvaterra, para termos pelo menos este ponto de ligação com o reino vizinho, que mais adiantado do que nós tem a sua corteva concluida até á ponte de Segura.
Como disse, em 18 leguas de raia não temos communicação com os nossos vizinhos, e para o lado do sul do reino temos apenas uma ligação, mas imcompleta, porque nos falta a ponte do Tejo, o que obriga a baldeações incommodas e despezas.
O sr. ministro das obras publicas deve prestar toda a sua attenção a este importantissimo assumpto, fazendo com que o districto de Castello Branco tenha uma ligação completa de viação publica com o sul do reino, com o caminho de ferro do leste, e portanto com a capital. Seguramente a construcção da ponte sobre o Tejo em Villa Velha é uma das necessidades mais instantes de viação publica do districto de Castello Branco, que tem sido injustamente retardada há bastantes annos.
Já vê v. ex.ª que digo com verdade que é lamentavel o estado da viação do districto de Castello Branco.
.../
Depois de muitas promessas eleitorais,(onde é que eu já ouvi isto?), que chegou a meter colocação de bandeirolas para marcar o trajecto da estrada, e tudo, e as mesmas serem retiradas logo após as eleições,(Portugal, não muda mesmo nada!), o certo é que, desta vez, a estrada chegou ao adro de Salvaterra nesse mesmo ano de 1882!
Mas, que não haja ilusões, o alcatrão viria muitos anos depois!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário