Este blogue foi criado após insistência de muitas pessoas, amigas (assim as considero). Porém não vou utilizá-lo só para a promoção da minha terra, Salvaterra do Extremo, vila de 780 anos, situada (para que conste) no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. Vou igualmente tentar diversificar os assuntos e trazer aqui alguns que são do meu interesse e espero que sejam do interesse de mais alguém. Mais um leitor que seja, já valeu a pena!
quarta-feira, 19 de maio de 2010
19 de Maio de ... 1807. Salvaterra e o Regimento de Infantaria nº23!
Soldado de Infantaria, em 1799 (retirado do blog Guerras da Restauração)
Em 19 de Maio de 1807, é criado o Regimento de Infantaria nº 23.
Este Regimento teve origem em 1641, após a Restauração da Independência, quando foi organizado o Terço de Almeida que foi assumindo, sucessivamente, a designação de Terço Velho de Almeida, Regimento Velho de Almeida, Regimento de Infantaria de Almeida e, finalmente, Regimento de Infantaria nº 23.
A este tempo era seu comandante, o tenente-coronel, António José Pires Cardoso, cargo que exercia desde 27 de Janeiro de 1800 e que, por motivo de reforma, deixaria em 24 de Junho de 1807, pouco mais de um mês depois da criação do novo Regimento.
O Regimento de Infantaria nº 23, que recrutava os mancebos de Salvaterra do Extremo, protagonizou várias acções de combate em Portugal, Espanha e até em França.
Decerto, muitos salvaterrenhos terão estado ligados a essas pelejas!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário