quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

E hoje, dia 24 de Novembro, faz anos que o "Angola" bateu no fundo... (conclusão)

Hoje,que é dia 9 de Dezembro, volto à narrativa, para a sua conclusão!
Chegados a Durban fomos atracar no cais, “Nr. 2 Maydon Wharf”, junto à entrada da doca seca e aí estivemos a aguardar a entrada em doca o que só aconteceu no dia 9 de Dezembro.
Mas, estava escrito que a viagem ia continuar a ser atribulada e assim, logo que começámos a manobrar, eu estava de quarto, o rebocador, que estava a Ré, certamente deixou-se ir muito para baixo do navio, levou com uma pá do hélice quando arrancámos com a máquina de Bombordo e “navio ao fundo”. Levou um golpe mesmo a meio.

O rebocador afundado


Conclusão, 2 ou 3 pretos mortos! Um preto que, com a pancada, foi lançado à água foi salvo, posto em terra e depois mais ninguém lhe pôs a vista em cima. Safa! Outro apareceu no dia seguinte, a boiar, junto à doca. Também não se notou grande consternação da parte das autoridades. Para eles o pessoal de cor pouco contava, ou nada. Houve até uma bóia que foi lançada por um dos nossos marinheiros.
Fomos assunto de jornal e de visitas à doca e tudo. Pois bem, uma vez em doca seca, pudemos ver os estragos e dar graças a Deus por não ter sido pior.

O estado em que ficou o hélice de BB

O fundo, na zona de Ré, estava todo metido dentro e o robalete estava dobrado de Ré para Vante até meio navio. Houve que verificar todos os rebites e aplicar os tais reforços longitudinais. A empresa à qual se adjudicou o trabalho, James Brown & Hamer, concluiu a reparação no dia 17/12. No dia seguinte saímos da doca e rumámos a Lourenço Marques para que pudéssemos então iniciar a viagem de regresso, o que aconteceu no dia 21/12. Fizemos escala em Cape Town e passámos o Natal a navegar rumo ao Lobito. Já não fizemos escala em Moçamedes. A passagem do ano foi feita entre Luanda e S. Tomé, onde também não fizemos escala. Aliás, a viagem foi directa de Luanda a Lisboa onde chegámos, finalmente, no dia 9 de Janeiro. Era um domingo e estava escrito que a minha desdita não tinha acabado. Fiquei de serviço ao navio e só no dia seguinte fui para casa. Para quem pensava passar Natal e Ano Novo em casa, não estava nada mal!

Ficámos então em Lisboa para a reparação do navio, o que aconteceu no Estaleiro da Rocha, bem meu conhecido. Conhecia grande parte do pessoal. Estava em casa. Trabalhava 24 horas e descansava 48. Foram 2 meses de interregno na rotina das viagens e permitiu que passasse, em casa, os anos da minha avó Leonor, do meu pai e os meus. Nem tudo foram desgraças! Em princípios de Março lá começámos a preparar o navio para retomar a vida normal, o que também era conveniente, caso contrário eu não faria o tempo de navegação (derrotas) necessário, a que era obrigado por lei, dentro do tempo previsto. Além disso eu queria despachar-me quanto mais depressa melhor. Já haviam quase 2 anos que eu não tinha férias e o 3º quarto, que eu vinha fazendo já há algumas viagens, dava cabo de mim. Era um quarto que me punha de rastos quando chegava ao fim de cada viagem. Nunca me habituei a ele! Apesar de tudo, o 2º quarto era o melhor. Dava para tudo, conforme se quisesse, para descansar ou para passear. O que era necessário era programar o tempo disponível. O 1º quarto era muito normal mas não me agradava sobremaneira. Também é bom dizer que ele não estava muito ao meu alcance, como 3º maquinista, uma vez que era destinado ao 1º maquinista e ao 3º maquinista mais antigo. Assim, lá ia eu cumprir a minha sina, mais uma vez no 3º quarto. A vida continuava!

5 comentários:

  1. Boa tarde João
    As peripécias que nos vão acontecendo até servem para escrever textos interessantes!
    Gostei de ler os seus textos sobre o navio Angola.
    Bom fim de semana
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  2. Ola amigo!
    Vim conferir o seu natal.
    Estou participando da coletiva também.
    Te espero lá na minha terra para compartilhar comigo, este momento magico do Natal.
    Lindo o seu texto.
    Cada um de nós traz um pouco da historia.Venha conhecer o meu Natal luz.Estou participanco da coletiva da Suzana.Venha para o blo: http://sandrarandrade7.blogspot.com

    o convite esta feito para conhecer o Natal em Minha aldeira( Na minha Terra).
    Venha te espero.
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Li o seu comentário na aldeia. Me sinto no direito de vim lhe explicar que o Natal em Gramado, não só um festa. É um momento, onde os espetáculos, de encenação de Natal, são todos representados lá.
    Existem momentos lindos e maravilhosos. Inclusive a árvore cantantes, são representaods por um coral onde são cantadas as mais diversas canções de Natal...
    No grande parque é representado a magia do nascimento de Jesus. Onde o público todo assiste estasiado. Com muita emoção.
    N
    Em nenhum momento se parece com a festa de Carnaval, que tem um outro sentido. Até porque mnão gosto de carnaval.. Acho, que ele não precisaria existir. Mas enfim são coisas de brasileiros, que não vem ao caso agora.
    Voltando ao Natal de Gramado. além das apresentações e comemorações Natalinas, tem sim na cidades muitas coisas para serem vistas nesta época. É chamado de Natal Luz, porque a cidade inteira se prepara para o Natal. E fica todo colorida com luzes.
    Assim, como acontece em todas as cidades. Que se enfeitam para esperar alguém...
    Natal para todos nós aqui, também é momento de reunião e união entre as familias.
    É Paz, amor, e Reonavção da Vida Nova.
    Desculpe o grande texto, mas me achei no direito, de vim explicar um pouquinho esta questão...
    Muito obrigada, pelo comentário na aldeia de minha vida. gostei da sua presença.
    Espero que venha me visitar e ver os links, referente ao espetáculo do ano passado. que começa em Dezembro e foi até Janeiro de 2009.
    Agora já está acontecendo. Inicoi em Dezembro dia 07.12 e vai até 17. 01.2010.
    Com muito carinho

    http://sandrarandrade7.blogspot.com
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Fiquei muito feliz, que vc. tenha entendi. Na hora que li, o comentário, confesso que fiquei triste. Mas tudo foi questão de entendimento.
    Amei a sua presença no blog.
    Volte sempre.

    PS.
    Não consigo entrar no seu blog direto plo nome. Tenho que vim até a alfeia e depois vim até vc. Haja caminhada, rsrsrsrsr.
    Vou levar o seu endereço e deixar no meu comentário.
    Com carinho
    Sandra

    Venha sempre.
    Estarei sempre te esperando por lá.
    Venha e conheça os demais blogs.
    Tenho certeza que vai gstar. Se não, tudo bem.
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. Olá João!
    Venho dizer olá e agradecer a sua participação na blogagem de dezembro da Aldeia. A Aldeia ficou mais enriquecida este mês,temos vivências,recordações e opiniões interessantes sobre o Natal de cada um.Estamos sempre a aprender e tem sido uma blogagem enriquecedora mesmo.

    Jocas gordas
    Boas Festas
    Lena

    ResponderEliminar