sábado, 20 de fevereiro de 2010

20 de Fevereiro de ...

Leonor Magro
20/02/1886 --- 29/03/1970



Aos 45 anos. Foto de BI (talvez a sua primeira foto)

Pobre, mais pobre ficou quando, apenas com 33 anos, viúva, com 4 filhos, o mais velho, uma filha, com 7 anos e o mais novo com pouco mais de 1 ano, foi mãe e pai! Valia-lhe a ajuda da filha que, com apenas 7 anos, tomava conta dos 3 irmãos, o mais novo dos quais viria a falecer pouco depois.

A servir, a contrabandear (coisas de pouca monta mas que sempre ajudavam) e a encarregar-se dos filhos até à sua entrada no serviço militar (precipitada pelas dificuldades económicas) acompanhando-os na sua emigração para Lisboa, nunca perdeu a atitude matriarcal mesmo depois deles constituírem família. Estava-lhe arreigado aquele sentimento de protecção dos seus. Possuidora de dotes de trabalho, mormente na preparação das carnes de matanças e “obras” de cozinha (simples, mas gostosa), aliava a isto um grande orgulho na sua descendência. Eram a sua obra!

Quando a vida e os filhos a “obrigaram” a sossegar mais, apesar dalguma surdez e falta de vista, estava sempre atenta e desatou a fazer renda, deixando-nos verdadeiras “obras de arte”, coisa que não fazia em nova, decerto por falta de tempo.
Apesar de analfabeta, tinha um espírito muito vivo e perspicaz. Nos últimos tempos de vida, após um AVC na noite de Natal ficou acamada, e acabou por se finar passado cerca de um ano e meio, num domingo de Páscoa. Coisas do destino!

É pois com muito amor
e, nisso não estou só,
que lembro uma Leonor,
uma mulher e minha avó!

3 comentários:

  1. João
    Que bonita homenagem que prestou aqui a uma grande Mulher, desconhecida para muitos, mas que todos têm na família exemplos semelhantes.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo João!
    São de louvar estas mulheres que foram mãe e pai ao mesmo tempo.Tenho uma amiga que ficou viúva aos 32 anos (hoje tem 34) e tem um menino de 7 anos.E perdeu o marido de forma trágica,era o seu grande Amor.Agora,claro vive para o filho e para ela,com o apoio familiar e dos amigos :)

    Jocas gordas
    Lena

    P.S.:Vai participar na Blogagem de Março?O tema é: Onde cresceu o meu pai. Até eu vou participar mas fora de concurso,nao posso concorrer pos prémios,lol :p

    ResponderEliminar
  3. Quase posso dizer que hoje não se fazem mulheres como antigamente...
    Impressiona-me a força dessas mulheres das aldeias, dos campos, das cidades interioranas dos tempos idos.

    ResponderEliminar