quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Jornal "Reconquista" ganha prémio internacional

Mão amiga, fez-me chegar ecos da notícia que transcrevo, directamente da net.
O jornal "Reconquista", semanário editado em Castelo Branco e do qual eu fui leitor, mais ou menos assíduo, nos anos 60 e 70, tinha ganho um prémio internacional.
Para que conste, e se vão desfazendo alguns dos mitos da interioridade, aqui fica essa transcrição, com a devida vénia e os sinceros parabéns a este arauto das gentes beirãs.



Atribuído pela Associação Mundial de Jornais e Editores
Jornal Reconquista ganha prémio internacional
O Reconquista é o primeiro jornal português a ser distinguido pela sua colaboração na área educativa e formação de cidadãos. O prémio será entregue nos Estados Unidos.

O semanário de Castelo Branco foi fundado em 1945.
O projecto Educação para os Média no Distrito de Castelo Branco, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Jornal Reconquista, acaba de ser distinguido com um prémio internacional atribuído pela Associação Mundial de Jornais e de Editores de Notícias no concurso de 2010. A decisão coube a especialistas de países como Austrália, Polónia, Panamá, Brasil e África do Sul. O prémio será entregue em São Francisco, nos Estados Unidos, em Novembro.
O anúncio público teve lugar terça-feira, em Paris e na cidade alemã de Darmstadt, tendo sido distinguidos projectos de 17 jornais de países como a Polónia, Singapura, Reino Unido, Rússia, Índia, Noruega, Alemanha, China e Turquia. O projecto integrado pelo Reconquista recebeu uma menção especial do júri, na categoria de Jornais e Educação, atribuída ex-aequo ao jornal australiano The Age. Esta menção especial refere que estes dois projectos são exemplos a acompanhar de perto.
De acordo com o júri, o projecto desenvolvido no Distrito: "é o princípio de uma abordagem excelente e multifacetada, com potencial de ajudar os cidadãos do século XXI no desenvolvimento de capacidades de literacia crítica na análise de mensagens média, mas também no sentido de serem capazes de produzir as suas próprias mensagens".O júri referiu ainda: "Embora os resultados sejam, para já, modestos, esperamos grandes resultados desta equipa".
A Associação Mundial de Jornais e de Editores de Noticias representa 18 mil publicações e três mil empresas jornalísticas sediadas em 120 países. De acordo com os dados daquela instituição, que atribui estes prémios desde 1998, esta é a primeira vez que um jornal português é distinguido no concurso.
De acordo com a investigadora-responsável do projecto, Helena Menezes, docente na Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), "este prémio é importante para o país, mas também para a região e mostra que é possível desenvolver bons projectos fora dos grandes centros. O apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia foi fundamental, a que se juntou um esforço financeiro considerável por parte do Reconquista".
Já Vitor Tomé, membro da equipa do projecto, docente na ESECB e jornalista do Reconquista, considera que o prémio não poderia ser mais colectivo. "Este prémio tem de ser partilhado com os professores e os alunos das 24 escolas que estão a trabalhar com a equipa de investigação desde 2008. Tem de ser partilhado com a equipa do Reconquista e com muitos colaboradores, desde a empresa Netsigma a alguns docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas e a várias outras pessoas que nos incentivaram a apoiaram desde a primeira hora".

Um projecto com continuidade
O projecto Educação para os Média no Distrito de Castelo Branco teve início em Outubro de 2007, com o desenvolvimento de recursos tecnológicos e pedagógicos a disponibilizar às escolas da região. Foi desenvolvido um DVD para apoiar professores e alunos na produção de jornais escolares, além de ter sido criado um sítio Internet, uma plataforma de produção de jornais escolares on-line e um manual de apoio.
Estes recursos foram disponibilizados a 24 escolas ou agrupamentos de escolas da região, onde iniciaram o projecto cerca de 50 professores e mais de 600 alunos. A equipa de investigação, que integra também João Ruivo (Instituto Piaget), Guilhermina Miranda (Universidade de Lisboa) e Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), apoiou professores e alunos nas escolas. O Jornal Reconquista imprimiu quase 100 mil exemplares de jornais escolares, além de edições de suplementos com notícias acerca do projecto e outras produzidas por alunos.
Os resultados já eram interessantes em Novembro de 2009, quando os avaliadores internacionais Pier Cesare Rivoltella (Universidade Católica de Milão) e Evelyne Bevort (Ministério da Educação de França) se deslocaram a Castelo Branco para visitarem escolas e conhecerem o trabalho desenvolvido. Os resultados finais serão apresentados a 6 de Novembro próximo, num seminário internacional, a decorrer em Castelo Branco, onde deverão estar todos os elementos envolvidos, além de especialistas como o espanhol Aguaded-Gomez (Universidade de Huelva), Manuel Pinto (Universidade do Minho), Vitor Reia-Baptista (Universidade do Algarve) e António Fidalgo (Universidade da Beira Interior).
"A importância desta reunião é grande para a equipa do projecto, mas terá um alcance maior, pois será a reunião de preparação do I Congresso Internacional de Educação para os Média, que vai decorrer na Universidade do Minho, a 13 e 14 de Março de 2011", refere Helena Menezes.

Reconquista- José Júlio Cruz

Bem hajam

1 comentário:

  1. João boa tarde,bemmmmm conseguiu melhor que eu,pois tem mais habilidade,nestas pesquisas e consegue sempre superar.O meu Bem Haja pela publicação,temos que enaltecer os nosssos feitos,não é?? com a mania que o que é de fora é que é bom,vamos esquecendo(alguns) o que de bom temos.Tenha um óptimo fim de semana,com tudo de bom,que o meu vai ser na terra a ajudar oas velhotinhos a vindimar ,
    Ana bernardo

    ResponderEliminar