sábado, 5 de março de 2011

Máscaras... porquê?


Não sou grande adepto do Carnaval. Gosto de brincar, mas sem hora e data marcadas. Nunca me mascarei e de mascarados, em pequeno, fugia a sete pés. Também para mascarar, nesse tempo, no Algueirão, bastava uma meia da mãe enfiada na cabeça. E, como os mascarados, normalmente, pediam dinheiro para comprar e beber vinho, o sítio da boca estava sempre tingido de vinho. Era o bastante para me amedrontar. Na minha terra às máscaras chamam “caraças” ou, ainda melhor, “carantonhas”. Conclusão, como não gosto de máscaras, e nunca gostei, aqui vai o meu “protesto”!

Máscaras de Carnaval

Pôr a máscara para quê,
se ela não esconde tudo
e, aquilo que a gente vê,
não é mais que o Entrudo?

Poderá tudo esconder,
mesmo assim, nada tapa.
Os outros podem bem ver!
Aos outros, nada escapa!

Pode a máscara ser linda,
mas a beleza logo se esvai
e quando a mascarada finda
toda a falsa máscara cai!

Poderá até ser muito feliz
quem andar assim disfarçado.
Atrás da máscara ninguém diz
quem será aquele mascarado!

Máscaras! Que tradição!
Horrendas, ou muito belas,
não são mais que ilusão
p’ra quem se mete nelas!

As máscaras são ilusão,
não sou só eu quem o diz,
num pronto caiem no chão
se lhes estala o verniz!

Sob a máscara, escondido,
fazendo-se alma perdida,
isso é coisa sem sentido,
e tira o sentido à Vida!

E em toda esta mascarada,
é muito melhor, penso eu,
ter-mos na face, chapada,
a máscara que Deus nos deu!

Tenham um bom Carnaval!

3 comentários:

  1. "E em toda esta mascarada,
    é muito melhor, penso eu,
    ter-mos na face, chapada,
    a máscara que Deus nos deu!"

    Como também não sou adepta de toda esta mascarada e palhaçada,estou em sintonia com o seu protesto.
    E que tal olharem mais para os que sofrem, sem o que comer?? e tantas outras necessidades??
    Estamos num país onde a palhaçada a muitos níveis prevalece,e não vermos nós tanta palhaçada na nossa assembleia e governantes...
    Já estou a divagar pois não me conformo ao ver tanto desperdicio de dinheiro,podendo ser ele aproveitado para situações bem mais nobres.
    Mas como sozinha não consigo mudar estas situações pelo menos manifestoo meu desagrado,até quando me deixarem...
    Pois como o mundo vai,dava vontade de apaga-lo e começar tudo de novo!!!!
    Um bom Domingo João e tudo de bom
    Ana

    ResponderEliminar
  2. E eu subscrevo as vossas palavras Ana e João . Então nos tempos que correm...

    Mas que grande palhaçada ,
    que carantonhas tão feias ,
    e que grande ,grande alhada ,
    nós vivemos sem ter peias .
    Resolveram esquecer,
    não querendo saber mais,
    foram todos a correr,
    ver festas e carnavais.
    E se há muitos a quem falta ,
    o pãozinho p'ra comer ,
    "logo se vê mais à frente !!!,
    agora vamos viver" ...
    Viver ...mas como tu podes ,
    como podes tu brincar,
    sabendo que à volta sofre,
    teu irmão que não tem lar?!
    Logo vejo , logo penso ,
    agora é diversão ,
    pus a minha carantonha ,
    vou brincar até mais não.
    Pois é , e p'ra rematar ,
    te digo então folgazão ,
    que não tenhas de encarar,
    a voz da desilusão...

    Creio que estamos já ,mais em 4ª feira de cinzas...
    "vesitas Arraianas " para os dois
    Quina

    ResponderEliminar
  3. Ana e Quina,
    já somos três a protestar. Antigamente, mais que um, já era um ajuntamento...

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar