sábado, 30 de junho de 2012

Ainda ... o “Larouco”!

Na sequência do que já aqui escrevi sobre o navio tanque “Larouco” e tendo verificado que na “internet” muito boa gente vai dizendo o que muito bem lhe apetece acerca de tudo, infelizmente sem cuidar da veracidade daquilo que diz ou que leu, escrito por outros, vou tentar esclarecer algumas incorrecções sem pretender, com isto, arvorar-me em detentor de toda a verdade.

Assim, há quem afirme que o "Larouco" foi construido, desde a quilha, na Lisnave, a partir dos desenhos do alemão "St. Michael" e foi a primeira e única grande construção do estaleiro de Lisboa”.
O "Larouco", na carreira de construção,
no estaleiro da A. G. Weser e pronto para o "bota fora"

E, aqui, a construção C. 230, já dentro de água!
Nada mais errado! O casco do “Larouco”, novo petroleiro da Soponata, de cerca de 82.000 tdw, foi construido nos estaleiros alemães da A.G.Weser, em Bremen, onde foi lançado à água no dia 19 de Julho de 1968, chegando no dia 31, do mesmo mês, ao estaleiro sul da Lisnave (Margueira). 

Já na Margueira, a chaminé dirige-se para o local onde será instalada. 
E foi aqui, nos estaleiros da Lisnave (Margueira), onde se procedeu ao fabrico e montagem de toda a superstrutura, bem como de todos os trabalhos de aprestamento até à entrega do navio. Ou, como diria, o Sr. José Manuel de Mello no discurso da benção do navio: “A preparação do complexo programa de aprovisionamento de materiais e equipamentos; a construção pré-fabricada de blocos com dezenas de toneladas; a produção de quilómetros de encanamentos...”
Acresce que a Lisnave não tinha doca ou carreira de construção para um navio com as dimensões do “Larouco”!


Por outro lado, também alguém refere que :
“Dizia-se, quem lá andou, que o “Larouco” era um navio de certa forma embruxado...”

Quanto a isto, o mínimo que posso dizer, é que não havia razão nenhuma para ser um navio “embruxado”, se levarmos em linha de conta que, no dia 23 de Junho de 1969, dia do 2º aniversário da inauguração do estaleiro da Margueira, se procedeu à sua benção!

Lá que durante a construção aconteciam “coisas” esquisitas, isso é verdade, mas o contrário é que seria de admirar. Eram os problemas do primeiro e último grande navio a ser aprestado na Lisnave. Para infelicidade nossa!


2 comentários:

  1. Foto oficial do N/T Larouco:

    https://lh3.googleusercontent.com/-3FFDn8qJUjo/USZug-anhGI/AAAAAAAAAfw/7-zKdNfUbus/w1358-h497-no/Scan_Pic0030.jpg

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    1. Ao prezado anónimo, o meu bem haja pela informação.

      João Celorico

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