quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Salvaterra vai ter um hotel ... de palha!

Esperemos que seja mesmo verdade. Salvaterra recusa-se a definhar e vai tentando, dum ou doutro modo, acompanhar o progresso. Desta vez fazendo uso de técnicas ancestrais mas que se estão, cada vez mais, a impôr como técnicas do futuro.

Do Jornal "Reconquista", de 17 de Junho passado, de que só agora tive conhecimento, retirei a seguinte notícia:

Hotel de palha abre em Idanha
O primeiro hotel de Portugal construído em palha vai ser instalado no concelho de Idanha-a-Nova. Aquela estrutura resulta de investimento privado, vai funcionar em Salvaterra do Extremo e terá cerca de 30 quartos.

Por: João Carrega



17 de Junho de 2010 às 17:32h
A freguesia de Salvaterra do Extremo, em Idanha-a-Nova, vai acolher o primeiro hotel, construído em palha. O Hotel Rural Sítio do Calvário, de quatro estrelas, resulta de investidores privados (Paulo Lopes, Carlos Rascão, Anabela Elias e Isabel Lopes), com ligações à região, e surge numa lógica de sustentabilidade ambiental em que a poupança de energia surge como aspecto importante.

Paulo Lopes, em representação da empresa Salvatur, e Armindo Jacinto, vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, confirmaram isso mesmo ao Reconquista. “O projecto já foi aprovado no Turismo de Portugal e já deu entrada na autarquia”, disse o autarca. O investimento será de cerca de dois milhões de euros.

O Hotel, desenhado pelo arquitecto Teixeira Pinto, vai entrar dentro dos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (Provere) e tudo indica que o processo possa avançar no decorrer deste ano. “O objectivo é que a construção se inicie em Janeiro de 2010, para que em Novembro esteja a funcionar”, explica Paulo Lopes.

O empresário adianta que o hotel tem duas áreas distintas. Uma para os hóspedes, onde surgem diferentes comodidades, como piscinas interiores e exteriores aquecidas, jacuzzi e espaços de lazer. E outra aberta à comunidade, onde vai ser criado um centro de actividades, com bar, esplanada e um salão com capacidade para 270 pessoas. Promoveremos também a práticas de diversas modalidades”.

O Hotel ocupará uma área de 90 mil metros quadrados, será dividido em vários edifícios, e terá cerca de 30 quartos. É nesses 90 mil metros quadrados que serão instalados outros serviços, já que a construção física das estruturas não ocupará todo o terreno. “Faremos um circuito de manutenção e teremos uma área reservada ao campismo, a qual pode acolher escuteiros, escolas ou outras entidades”, justifica Paulo Lopes.

Na sua construção, em vez dos tradicionais tijolos, vão utilizar-se entre outros materiais, blocos de palha, pedra cortiça, madeira, argila e outros produtos. Paulo Lopes explica que “neste momento, devido ao clima, está fazer-se um estudo sobre os materiais a utilizar”.

Armindo jacinto lembra que “o objectivo é que a construção seja feita de modo a que a sustentabilidade ambiental seja acompanhada da vertente económica. Ou seja, a ideia é que os custos de construção sejam baixos e que as obras não demorem muito tempo”, explica Armindo Jacinto.


Idanha com prémio
O autarca revela que no concelho de Idanha-a-Nova estão “a concentrar-se um conjunto de saberes relacionados com a sustentabilidade ambiental, para que possamos fazer desta área uma actividade económica. A ideia não é só aplicar os nossos conhecimentos em Idanha-a-Nova, mas também exportá-los para fora. Isso já se verifica com a organização do Boom Festival, ou com a instalação de um centro das Nações Unidas em Idanha-a-Nova com vista à criação de soluções amigas do ambiente nas áreas da construção ou tratamento de energia, por exemplo”.

A construção daquele hotel no Concelho vem ao encontro das preocupações ambientais defendidas pela autarquia de Idanha-a-Nova e que recentemente foi distinguido como o Concelho mais Ecológico do País. “Entre vários critérios, destaca-se o consumo de energia. Esta distinção vai ao encontro da nossa estratégia”, assegura.

Oxalá este empreendimento seja um bom augúrio e possa servir de exemplo a outros investidores, em prol da região e de Salvaterra do Extremo em particular que, uma e outra, bem precisam!

Nota: Onde está “O objectivo é que a construção se inicie em Janeiro de 2010, para que em Novembro esteja a funcionar”, deve querer dizer-se "... em Janeiro de 2011,..."

3 comentários:

  1. Parece que sim, amigo João, que é mesmo verdade; já há algum tempo se fala nisso.
    E haja quem queira e possa fazer.
    E vai ficar situado num dos mais bonitos locais de Salvaterra.
    Só espero que os turistas que para aí vêm, saibam preservar e respeitar a natureza…

    ResponderEliminar
  2. Oxalá isto seja mais um balão de oxigénio, que tanta falta faz a uma terra de tão bons ares!
    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. E Salvaterra no seu melhor!!!
    Mas que a Preservem,pois é muito bonita.
    Ana

    ResponderEliminar