domingo, 11 de março de 2012

O "Angola", vai de viagem... virtual! ( 4 )

Como o tempo continua a ser pouco, vamos retomar o nosso itinerário onde ontem o deixámos.
Ao fundo, a Câmara Municipal e à esquerda os eléctricos na paragem para eu regressar a Matosinhos.
(Também, junto à paragem, lá está a Cervejaria que me ajudava a matar a sede...)
(retirado de www.origens.pt )
De eléctrico até à estação de São Bento, descemos e entramos na avenida dos Aliados, pela praça da Liberdade e daqui observamos toda a avenida, com o belo edifício da Câmara Municipal lá ao cimo e os edifícos de época que a ladeiam dum e doutro lado.
Posto isto, subimos até aos Clérigos, onde a torre, obra de Nicolau Nasoni, construída entre 1754 e 1763, cujo projecto previa a construção de duas torres, parece ficar escondida demais e, não fosse a sua altura e beleza, quase passaria despercebida. Merecia um maior desafogo, digo eu!
O que "restou" do Palácio de Cristal. (Hoje, Pavilhão Rosa Mota)
(retirado de www.minube,pt)
Mas, deixemo-nos de conjecturas e vamos a caminho do Palácio de Cristal e dos seus lindos jardins. Este palácio, nada tem a ver com o original, construido para a Exposição Internacional do Porto, que foi inaugurado em 18 de Setembro de 1865 e que foi demolido em 1951 para, no seu lugar, ser construido o agora existente, em betão armado, para nele se realizar o Campeonato de Mundo de Hóquei em Patins, em 1952.
Um olhar sobre a cidade e ... apenas 2 pontes
Uma vez aqui chegados, deleitados  com o que nos rodeia, aproveitamos para deitar uma vista de olhos sobre a cidade e com este olhar dar-lhe as nossas despedidas e um até sempre pois que, amanhã, o “Angola” regressará a Lisboa!
Gostaria de ver o Palácio da Bolsa, no exterior e os seus belos salões, mas não deu. Fica a intenção e a promessa, numa próxima visita.
E, assim, nos despedimos da Invicta!

Sem comentários:

Enviar um comentário