quinta-feira, 8 de março de 2012

O "Angola", vai de viagem... virtual! ( 1 )

Hoje, vou começar uma viagem marítima, Lisboa-Leixões-Lisboa, a bordo do navio “Angola”, da CNN (Companhia Nacional de Navegação). Servirá como prelúdio doutra viagem, também virtual mas que procurará seguir a rota (real) deste navio na carreira de África e que aqui irei divulgando. É uma oferta aos meus seguidores e visitantes. A lotação não vai esgotar. Façam o favor de escolher os camarotes e preparem-se. Espero que vão gostando. Se algo correr menos bem, tal deve-se ao facto do navio estar a ser conduzido pelo “homem das máquinas” e não por um qualquer comandante Schettino.
(Nota: Esta viagem irá levar-nos aos anos 60, com todos os inconvenientes da época. As máquinas fotográficas, fraquitas, foram, um "caixotinho" da Kodak e uma "Olympus" e o fotógrafo foi o que se pôde arranjar, também fraquito. De vez em quando lá virá alguma coisa a cores mas, também da época!)


Comecemos, então, a “viagem”!

Hoje, dia 8 de Março o navio, em Lisboa desde o dia 9 de Janeiro, onde foi objecto de uma reparação de mais de 2 meses, está pronto a navegar e a voltar ao seu itinerário normal.
Sem passageiros, apenas alguns, poucos, familiares de alguns oficiais, aproveitaram esta viagem até Leixões que se destinava a recolher alguma carga e, assim, rentabilizar melhor cada viagem. Aproveitariam eles a viagem e, também, mais alguns dias na companhia dos seus familiares.
Devido a não levar passageiros, o navio saiu do cais da Fundição, Santa Apolónia que era o cais da CNN. O comandante pôs a máquina em Atenção e deu a ordem Devagar a vante, às 16h 48min. Às 18h 05min o navio saiu a barra.

Passando defronte da Praça do Comércio
O Padrão dos Descobrimentos





A Torre de Belém





O Cristo-Rei (ainda sem Ponte)
















A viagem, nocturna, avistando as luzes das Berlengas e da costa, decorreu sem sobressaltos sendo dada, para a Casa das Máquinas, a ordem de Atenção, às 03h 15min, e fundeando o navio, defronte de Leixões, às 03h 50min, onde aguardou o amanhecer para poder manobrar de novo.
Quantos navios aqui aguardaram e aguardam que o nevoeiro ou o mar enraivecido permitam a entrada e recolhimento em porto seguro. E quantas vidas já aqui ficaram!
Desta vez, porém, apenas houve que aguardar que o amanhecer nos permitisse manobrar.  
Às 06h 42 min começou a tarefa de Suspender e Atracar, que se concluiu às 08h 15 min.
Portanto, viagem sem história, com um total de, 172 milhas e 10h 52 min de navegação, à velocidade média horária de 15, 6 nós.
Do "Angola", já acostado, vista do porto de Leixões


Uma vez acostado o navio, vai-nos ser permitida uma curta visita ao porto de Leixões e arredores, Matosinhos e Leça da Palmeira e, apanhando o eléctrico, iremos até ao Porto onde, além dos antigos monumentos, já se pode observar a mais recente criação do eng. Edgar Cardoso, a Ponte da Arrábida.
No dia 12, já com alguma carga, regressaremos a Lisboa, donde sairemos no dia 16 para a viagem até Porto Amélia e volta.

Enquanto o "Angola" está acostado, o "Mariscal Lopez" faz-se ao mar!

2 comentários:

  1. Olá João , continue a sua viagem virtual...Iremos até porto Amélia ? Diga-nos como era ou deveria ser ...Estou a achar interessante.
    Ab.
    Quina

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  2. Olá, Quina!
    Claro que iremos até Porto Amélia e se não houver nenhum acidente de percurso e os "passageiros" não enjoarem, havemos de regressar a este cantinho!
    Vou tentar manter o interesse destas minhas "navegações"!

    Bem haja pela sua companhia.

    Abraço,
    João Celorico

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