segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

“De Igaedo à Senhora do Almotão”



“De Igaedo à Senhora do Almotão”

No passado dia 26, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, em Lisboa, teve lugar a apresentação do livro “De Igaedo à Senhora do Almotão”, da autoria da Drª. Joaquina Salgueiro da Silva Celestino (a “Idanhense sonhadora”, deste mundo dos blogues). Foi uma 2ª apresentação, pois a 1ª já tinha sido levada a efeito, em Idanha-a-Nova.
Foi uma apresentação animada e bem interessante, onde não faltaram cantares e sabores da região.
Falando do livro, que li “num pronto”, poderei dizer que, eu que não sou crítico literário, é um livro para os egitanienses e para os que o não são e para os amantes de História e para os que o não são, também. No fundo, para todos os curiosos de saber quem somos e da nossa ancestralidade. Porventura haverá alguns a quem estes assuntos passam ao lado, como em tudo na vida...
Em poucas palavras, na minha modesta opinião, é um livro com muito interesse, resultado de anos de procura, como a autora nos diz, que nos tenta levar até às nossas raízes, sem nos tirar o prazer de nós próprios tentarmos resposta para algumas dúvidas que, nestas coisas da História, sempre nos ficam. Aqueles que o tentarem e conseguirem, ficarão mais ricos...
A História raramente nos dá certezas absolutas mas é a procura dessa certeza que nos dá o prazer da descoberta.


Como nota final, e pessoal, apenas de referir que, como “Salvaterrenho, ou será Salvaterrense?” assumido, tive um pequeno “desgosto”, quase ao terminar da leitura do livro. Porém, isso é um problema pessoal entre mim e ... o livro! Nada tem a ver com a autora do mesmo!


Salvaterra me desterra
diz o verso sem razão.
Salvaterra é a terra
que trago no coração!

Salvaterra me desterra
e Lisboa me deu a mão,
mas Salvaterra é a terra
que eu trago no coração

Senhora do Almotão
venho aqui agradecer
por me guiares a mão
para isto eu escrever!


PS:  Para os interessados na aquisição do livro, aconselho-os a dirigirem-se à Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, em Lisboa, ou ao blogue “Idanhense sonhadora” que, decerto, lhes dará uma melhor informação. 

2 comentários:

  1. Amigo João , grata por várias razões : pela sua presença no dia 26 , pela análise que faz do meu livro e pela dica que dá a quem o queira adquirir . Por tudo isto e também pela foto , BEM HAJA.
    Fiquei curiosa quanto ao pequeno desgosto...
    Como sempre a sua veia poética nos brinda com belas quadras .
    Um abraço amigo
    Quina


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Quina!
      Não tem que agradecer nada do que eu fiz pois que é apenas uma fraca retribuição da minha parte.
      Quanto ao pequeno “desgosto”, é uma história que daria muitas páginas e que eu vou tentar resumir e enviar-lhe directamente para a sua caixa de correio.

      Abraço,
      João Celorico.

      Eliminar