quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tenente Manuel Dias Catana... um poeta de Salvaterra !


Hoje vou lembrar o Tenente Manuel Dias Catana, do qual já neste blogue, em 23 de Dezembro de 2010, eu coloquei um poema sobre o "Madeiro" em Salvaterra mas, sobre os seus dados pessoais eu, infelizmente, pouco posso dizer. 
Assim, vou transcrever um pouco do que no jornal "Beira Baixa" de 14/02/1970, se escrevia a propósito do seu livro de versos "Poemas de Amor e de Saudade", acabado de editar: 
"Natural da raiana Salvaterra do Extremo, o Tenente Dias Catana é nome conhecido em todo o distrito de Castelo Branco. Conhecido e apreciado. Não precisa de apresentação, além da que já dele fez o ilustre  beirão e académico, dr. Jaime Lopes Dias, no prefácio que escreveu: “sonhador, idealista, possuído de excessiva modéstia, que anda de braço dado com a sinceridade, autodidacta, folclorista, músico, compositor e executante”.

Posto isto e lamentando não poder dizer mais, por de mais não dispôr, mas supondo que seja já falecido, aqui fica, com este seu poema dedicado à terra que o viu nascer, a minha pequena homenagem. 






                                                     Ó  SALVATERRA !

Ó minha terra adorada,
Meu conforto e minha festa,
Quero-te sempre lembrada
Na minha Musa modesta.

Porque foi em ti, que um dia,
    - Minha doce feiticeira! 
Esta luz que me alumia
Eu vi pela vez primeira.

Vejo às vezes, a sonhar,
Os teus vales e os teus montes,
Onde ouço as aves cantar
Ao desafio com as fontes...

Deixo a música dos ninhos
Que escutei horas a fio,
E, tomando outros caminhos
Vou tomar banho ao teu Rio.

Regresso pela Deveza,
Subo à Forca, sem parar,
Donde admiro a Natureza
Embevecido, a sonhar!...

Prostrado pela canseira,
Estendo-me sobre os fenos
Debaixo duma azinheira,
E respiro a pulmões plenos!

Na paz que então me rodeia
Ouço cânticos estranhos
De envolta co’a melopeia
Dos chocalhos dos rebanhos.

Até o cuco indolente
Quer mostrar que tem garganta,
E eu conto, maquinalmente,
As vezes que o cuco canta.

Como é bom, sonhando, ver
Os lugares da mocidade!
Só é pena não poder
Voltar-se, atrás, na idade!

Ó Salvaterra da Beira,
- Meu doce e suave enleio! –
Na minh’hora derradeira,
Dá-me guarida em teu seio!




14 comentários:

  1. Olá João muito boa tarde
    Hoje vim visitar o seu blog,li o que escreveu e também o poema desse senhor Tenente Manuel Catana.Não tem facebook? que tal aderir? sou amiga(virtual)do Professor António Catana da Idanha,de certo algo será a esse senhor; irmão talvês? a partir desse contacto poderá conhecer mais dele.
    Tenha um lindo fim de semana,junto dos seus e tudo de bom
    Ana Bernardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio catana nao é irmao de Manuel dias catana

      Antonio Catana penso que ainda seja vivo e Manuel Dias Catana (meu avo) faleceu aos 90 anos em 1990

      Eliminar
  2. Olá, Ana!
    Claro que tenho Facebook.Eu podia lá deixar de ter uma coisa dessas, lol... Porém, praticamente não uso. Fui ali parar por acaso. Não é bem o meu género...
    Bem haja pelas suas palavras e pela ideia. Pode ser que a utilize.
    abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, João Celorico.
    Posso porventura juntar mais alguns elementos biográficos sobre o tenente Manuel Dias Catana. Na década de 1960, foi o representante máximo da Legião Portuguesa em Castelo Branco e, entre 1963 e 1965, liderou os Serviços de Censura da delegação albicastrense. Foi demitido em Junho de 1965, num incidente que espero contar no meu blogue nas próximas semanas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo Pereira,
      grato pela sua informação. Estarei atento ao seu blogue pois também gostaria de saber mais sobre a figura do tenente Manuel Dias Catana.
      Bem haja pela sua visita,
      Cumprimentos,

      João Celorico

      Eliminar
    2. Joao Celorico ha duas filhas de manuel dias catana que estao vivas e somos seis netos. Podemos dar-lhe algumas informaçoes se quiser. Eu sou uma das netas e chamo me catarina como a minha avó (esposa de Manuel dias catana)

      Eliminar
    3. Pois, cara Catarina, agradeço as suas palavras e quanto a querer saber algo mais acerca de quem escrevo, usando o que esse alguém escreveu, veio de não querer deixar apenas o nome desse alguém e deixar à imaginação de cada um o que lhe aprouver. Por isso, aquando deste "post", bem gostaria de deixar um "retrato" mais de acordo com o visado. Assim, aproveitei a transcrição do texto do jornal Beira Baixa. Entretanto, apraz-me saber que alguém lê os meus escritos e que estes também servem de ponto de encontro de familiares que não se conhecem. Pessoalmente já fiz uma incursão pelos meus ancestrais e fiquei a conhecer a ligação de muita gente de Salvaterra do Extremo e a saber a minha ligação às várias povoações em redor e não só. Por exemplo, o apelido Leitão, faz-me lembrar, Zebreira e Toulões!

      Resta-me deixar-lhe o meu Bem haja e volte sempre. Talvez em breve haja por aqui algumas novidades.


      João Celorico

      Eliminar
  4. Manuel Dias Catana era meu avô Que saudades!

    ResponderEliminar
  5. E era irmão da minha bisavó Albertina! Somos parentes portanto cara Catarina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja pela visita e pelo seu comentário.
      Satisfaz-me que o meu blogue, além de dar a conhecer a minha terra e não só, sirva para que outros se encontrem, embora sejam mais próximos do que supunham!
      Portanto, dando razão ao aforismo, "somos todos primos e primas".

      João Celorico

      Eliminar
    2. Ola Ana Leitao! Somos parentes! Eu sei z que omeu avó tinha varios irmaos. Ele era o mais novo de todos. O pai dele (meu bisavo e seu trisavô) morreu era ele muito pequeno.Ficou ele a viver com sua mae que se chamava Ana Gregorio. Sei que fez foi a quarta classe e foi trabalhar como pastor e como mineiro. Mais tarde foi para o exercito e aí foi estudando ate ao antigo quinto ano. Fez se tenente e conseguiu ter uma vida bastante razoavel.Teve tres filhas (todas professoras e uma ja falecida). Somos seis netos e ha tambem 7 bisnetos.

      Eliminar
    3. Ana Leitao, como se chamavam os seus avós e os seus pais? A minha mae e as minhas tias eram sobrinhas da sua bisavo; devem lembrar se dos seus avos

      Eliminar
  6. Gostei de rever esta homenagem ao meu avô e de saber que existe familia espalhada. Gostava que Ana Leitao me respondesse para partilharmos mais dados sobre os nossos ascendentes.
    A salvaterra eu ja nao vou desde 2007; neste ano fizemos a trasladacao dos meus avós para o cemiterio de salvaterra. Portanto o meu avô esta sepulyado em salvaterra como era seu desejo.
    Eu vivo e trabalho em coimbra; ja ca nasci. Mas as minhas origens estao todas na zona de Castelo Branco - salvaterra do extremo e juncal do campo.

    Obrigada.

    Estarei atenta ao seu blogue

    Catarina Romao Baptista (Romao vem de salvaterra)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja pelas palavras. Romão é realmente apelido bem conhecido de Salvaterra e também em redor. Eu, quase só nasci em Salvaterra pois saí de lá com 3 anos mas ela não saiu de mim!

      Eliminar