sábado, 8 de fevereiro de 2014

Eu e... os Concursos, ou as "Minhas habilidades" ! ( 2 )

Passaram largos anos e terminada a minha vida académica, o acaso trouxe ao meu conhecimento o “mundo dos logotipos”. Estávamos no ano de 1972 e apareceu no Estaleiro o anúncio da abertura dum concurso, entre os funcionários da empresa, para a elaboração dum logotipo para a recém formada “Gaslimpo”, assinalando o seu 5º aniversário. Achei que podia entrar no “jogo” e meti mãos à obra. Saí-me bem. Primeiro prémio e uma Menção Honrosa!

Quase de seguida abriram um concurso para o logotipo da “Setenave” e, embalado com o sucesso, concorri. O sucesso foi total. 1º, 2º e 3º prémio! Foi o pódio completo!

Convenci-me que tinha algum jeito para estas coisas e concorri a mais alguns, uma vez que à época, 1973, havia bastantes empresas à procura de um logotipo que as identificasse. Foram os casos do “Amoníaco Português” e “Petrosul”.


Também nesse ano, no âmbito do III Congresso Nacional de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais que se realizaria em Maio de 1974, o Gabinete de Higiene e Segurança no Trabalho abriu o I Concurso Nacional de Cartazes de Prevenção. Lá fui eu e um pouco inesperadamente, pelo menos para mim, atribuíram-me o 1º prémio. Recebi o prémio monetário e um troféu. O cartaz nunca foi impresso pois o 25 de Abril aconteceu e o cartaz ficou ... na gaveta! Penso que também o Congresso, por motivos óbvios, não se realizou.



Só mais tarde, em 1976, para a RDP e em 1986 para a “Pestox”, tentei a sorte. Destes apenas me ficou a experiência e a satisfação do dever cumprido.





No entanto, em 1980, dentro do grupo Lisnave foi aberto concurso para o logotipo do estaleiro da “Cabnave”que se estava a construir em S. Vicente, Cabo Verde. Fui contemplado com o 2º prémio e, como previsto, foi esse logotipo adaptado à empresa “Cabmar”.
  
A partir daqui, talvez já de créditos firmados, passei a ser convidado a elaborar os logotipos de várias empresas associadas, tais como: "ACIT"; "Evenco"; "Cisalis"; “Navelink/DeWall”; “Estalnave”  Estaleiros Navais do Lobito”; “Guinave” Estaleiros Navais da Guiné – Bissau; “Enave” Estaleiros Navais de Luanda; “Navalis” Projectos Industriais, Lda. ; “Lisnave Internacional”; “WISL/NAVE” Western India Shipyard, Mormugão.
















Em 1988/89, fazendo parte da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Francisco de Arruda, coube-me, como não podia deixar de ser, elaborar um novo logotipo.


E outros logotipos houve que não estão aqui representados. Alguns por já não ter os originais, nem cópia, e outros porque por variadas razões ficaram na gaveta!
Mas foi assim que, nesta área de “habilidades”, terminou  a aventura. Outras áreas me esperavam!

(continua)


7 comentários:

  1. Por tudo isto só posso dizer: Parabéns, João.
    E, pelos vistos, ainda não acabou. Fico à espera.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lourdes!

      Efectivamente, como pode ver, ainda não acabou e espero que não acabe tão breve...
      No fundo todos temos alguma coisa de nosso para mostrar. Uns mais, outros menos mas idêntico no seu valor pois são o resultado de trabalho, muito, mas que não custa porque é feito com gosto. O essencial nestas coisas e também noutras é que tudo isto representa esforço e trabalho. Porventura os predestinados, esforçar-se-ão menos. Talvez! No entanto faz bem olhar para trás e ver o rasto que vamos deixando. Não há dinheiro que pague...

      Bem haja pelas suas palavras
      Abraço e bjs.

      João Celorico

      Eliminar
  2. Bom dia Sr. João, muito obrigado por partilhar connosco os seus logotipos e a sua história, ambos muito interessantes. Também sou interessado por logotipos e por símbolos no geral. Tenho vindo a compilar alguns feitos por portugueses e/ou para empresas portuguesas, nesta minha página: https://oficinadopatrimonio.pt/logosportugueses/

    Gostava de adicionar os seus (com os devidos créditos é claro) se não houver problema. Muito obrigado desde já e espero que continue a manter este seu blogue! Cumprimentos, David F

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Grato pela sua visita e honrado fico eu, pelo seu interesse. Deste blogue pode servir-se daquilo que lhe aprouver. O que lhe peço é que faça o favor de mencionar donde retirou a informação, embora esta não seja secreta. Aquilo de que não gosto e nisso decerto não estou só, é de que haja gente que além de se servir daquilo que encontra na internet, assume isso como obra sua. Mas, paciência, é o que temos. Portanto, faça o favor de se servir e se necessitar dalgum esclarecimento, disponha. 2 logotipos que não são da minha autoria mas sei quem foram os autores, se lhe interessar, são os da ENI-Electricidade Naval e Industrial e da NAVALIS (empresa sucessora do Estaleiro Naval da CUF e antecessora da LISNAVE).

    Bem haja,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Bom dia novamente Sr. João. Sim com certeza, incluirei sempre um campo "fonte" que remeterá para o seu site (como tenho feito no passado). O meu interesse é apenas o de conhecer e dar a conhecer o que foi feito nesta área. Faço-o com gosto no meu tempo livre :-) Fiquei curioso de ver a sua proposta para a empresa Amoníaco Português mas imagino que não a tenha disponível…

    Para anunciar as publicações tomei a liberdade de preparar este pequeno vídeo de promoção em que aparecem alguns logotipos e também o seu "devaneio geométrico". Normalmente na abertura uso um "devaneio" da minha autoria mas achei que aqui ficaria mais interessante usar o seu: https://drive.google.com/file/d/1KJvvcIUFl1bA-yZmuu1UewGinWCm7CIF/view

    O qual seria acompanhado deste pequeno texto:

    "De aprendiz de serralheiro mecânico a desenhador projectista, João Valente Celorico (1941-) trabalhou com navios desde os 14 anos. Foi na LISNAVE que participou pela primeira vez num concurso de logótipos. O sucesso fez com que fosse convidado a conceber marcas para várias empresas do grupo.

    Os conteúdos foram obtidos a partir do blog do próprio autor (salvaterraeeu.blogspot.com). Para este vídeo foram igualmente utilizados conteúdos licenciados através da plataforma RTP Arquivos e a canção "Senhora do Almurtão" de Antónia da Conceição Silveira (Idanha-a-Nova) disponível nos Arquivos Sonoros de Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira (alfarrabio.di.uminho.pt/arqevo)."

    Espero que esteja tudo do seu agrado, mas se não estiver, é só dizer! Muito obrigado novamente e parabéns pelo seu trabalho. David F

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! Só tenho a dizer que, parafraseando alguém, "eu não faria melhor"! Está óptimo! Bem haja por isso. Efectivamente do Amoníaco Português eu não tenho sequer um esboço e neste momento até duvido que tenha apresentado alguma coisa. Ainda possuo o documento com os requisitos para o Concurso mas, como eu já disse algures, pediam "armamento pesado" e eu só tinha "fisgas"! Os profissionais começavam a sentir-se incomodados e havia que anular a concorrência dos amadores. Posto isso, retirei-me! Se reparar, no desenho para a Petrosul, era pedida uma reprodução do mesmo a uma escala que só com equipamento de redução ou foto, seria possível. Tive que fazer essa redução à mão. Um verdadeiro trabalho de "ourives". Por isso também eu tentar fazer a coisa o mais simples possível. Como última nota, dizer que os proventos de fazer logos para empresas do grupo Lisnave, foram pouco menos que nulos. Àparte, Gaslimpo, Setenave e Cabnave que foram objecto de concurso, só da NDW (Navelink/DeWall) recebi alguma coisa. Todos os outros foram "pro bono"!
    Normalmente apresentei sempre 3 trabalhos, se os desejar conhecer pode enviar-me o seu mail que eu não o colocarei no blogue.
    E é tudo, disponha sempre, parabéns pelo seu trabalho que pelos vistos faz com prazer e dá prazer a muitos outros. Essencialmente é isso que também procuro.
    Cumprimentos e mais uma vez o meu Bem Haja

    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado senhor João. Pois, também não sou "designer" mas pelo que ouço continuam a existir muitos trabalhos "pro bono", o que é uma pena, pois este tipo de trabalho deveria ser recompensado… Gostaria muito de ver esses outros trabalhos sim, se não se importar deixo então o meu endereço de email: dmfrancisc@gmail.com

    Bom fim-de-semana, David F

    ResponderEliminar