domingo, 19 de fevereiro de 2023

Lembrando este dia ... há 117 anos !


42735 dias depois do dia 19 de Fevereiro de 1906, lembramos que:

No reino de Portugal, sob o reinado de D. Carlos I, acabado de demitir o primeiro ministro (José Luciano de Castro), logo nomeado de seguida e que se aproveitou para nomear, apenas por mero “acaso”, tal como agora, uns amigos “muito competentes”, para fazer calar a oposição.

A Câmara de Deputados, reabriu a 31 de Janeiro, em 2 de Fevereiro foram apresentados e no meio de toda a “animação”, das galerias lá veio uma opinião que seria generalizada e se mantém até aos dias de hoje, “Fora o chefe dos ladrões”. Como podemos observar, neste país, não há nada de novo!

Mantinha-se a discussão sobre a questão dos Tabacos, hoje os assuntos são mais variados (TAP, lítio, habitação, ensino, SNS, etc.).

Por fim, lá veio a demissão do governo! Será alguma premonição? A diferença entre o PR e D. Carlos I, até não parece ser muita. Quanto ao governo, nem é bom falar!

Apesar de tudo isto, enquanto em Lisboa, para os estrangeiros, o Passeio da Estrela é um dos mais formosos e atraentes, se dizia que para as lisboetas elegantes o “chic” era ir ao Aterro e se iam preparando os festejos do Carnaval, no outro lado do mundo, Will Kellogg não desistiu de tornar o seu produto mais popular e fundou a Battle Creek Toasted Corn Flake Company, produzindo os “Corn Flakes”, cuja popularidade se mantém até hoje.

A lua está no fim da sua fase minguante, o signo deste dia, está na transição Aquário/Peixes e as pedras recomendadas, são ametista e zircão mas, o assunto mais importante deste dia foi que em Salvaterra do Extremo, concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, terra raiana, junto ao rio Erges, nascia na rua do Castelo, José, uma criança do sexo masculino, primeiro filho fruto da união de Joaquim Celorico, o primeiro Celorico nascido em Salvaterra do Extremo e de Maria Amélia, moçoila oriunda de Monsanto que viria a ser considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”!

Haveria notícia mais importante? Para mim, não!


Sem comentários:

Enviar um comentário