terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jóias de Salvaterra ( 3 ) - Antigos Paços do Concelho e Torre Sineira

Este edifício, localizado na Praça, resultou da demolição da anterior Casa da Câmara, em 1911, e destinou-se, até 1940, às escolas oficiais de instrução primária que ficaram a funcionar no piso inferior. Ali funcionaram a cadeia e os postos da Guarda Nacional Republicana e Guarda-Fiscal. Também ali se faziam os actos solenes e espectáculos (que poucos havia). Hoje a parede exterior, que era rebocada e pintada de branco, encontra-se de pedra à vista, com o seu aspecto granítico muito mais de acordo com o meio que a rodeia.

Esta Praça, onde também se encontra o Pelourinho, foi palco dos episódios mais significativos da vida de Salvaterra.
Era aqui, na Praça, que se montavam tendas e se faziam as trocas comerciais e venda de produtos a portugueses e, aos espanhóis em tempos de tréguas. Era aqui que se liam e deitavam os pregões, fazendo saber aos vilões o que se passava de mais importante, na vila e no reino. Era aqui que se fazia, em tempos carnavalescos, a leitura de episódios caricatos, escarnecendo os merecedores dessa troça. Era aqui que se sentenciavam os malfeitores mas, também era aqui que se louvavam os homens bons. Enfim, era aqui que palpitava o coração de Salvaterra!


No quadro do pintor de ascendência galega, nascido no Porto, José Dominguez Alvarez, pintado a óleo sobre cartão, em 1929, aos seus 23 anos, aquando da sua estadia em casa duma família de Salvaterra, podemos ver, além do acima descrito, o amontoado de sacas de cereal à porta dum forno de pão, hoje já inactivo mas ainda ali existente.
José Alvarez, viria a falecer, com 36 anos de idade, vítima de tuberculose.

Nota: O quadro de José Dominguez Alvarez é uma reprodução de gravura retirada da net.

1 comentário:

  1. Boa noite João,continua enaltecendo,Salvaterra do Extremo,pois faz muito bem.
    Já estive lá com a Cristina,num belo fim de semana.Gostei muito,espero voltar lá e começar também a visitar tantas das nossa belas aldeias que temos por aí.
    Felicidades
    Ana Bernardo

    ResponderEliminar