quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um Sindicato Agrícola em Salvaterra do Extremo !

Foi com alguma curiosidade que soube da criação dum Sindicato Agrícola, em Salvaterra do Extremo, no dia 16 de Dezembro mas... em 1932!

Os Estatutos, impressos em 1935, constam de oito capítulos e quarenta artigos, sendo despachados, em nome do Ministro do Comércio, Indústrias e Agricultura, pelo Sub-Secretário de Estado da Agricultura, José Penha Garcia.

No artº 40, diz-se que, durante o primeiro exercício, a Direcção será formada por:
Alexandre Martins Romão
Manuel Marques Ferreira Proença
José Dias Pinheiro

E o Conselho Fiscal, por:
Dr. Manuel Dias Carreiro
Artur de Paiva Pinheiro
José Maria Gomes Rascão

Os sócios fundadores, foram os seguintes (24):

Domingos Varão
José Dias Pinheiro
José de Campos Monteiro
João Dias Carreiro
António Romão de Azevedo
Manuel Dias Carreiro
José Maria Gomes Rascão
António Folgado Romão
Francisco Fernandes Moreira
Bernardo Pinheiro
João Moreira Magro
José Monteiro
Pde. Manuel Marques Ferreira Proença
José Domingues Remédio
João Varão
António Magro Pinheiro
José Martins Romão
Alexandre Martins Romão
Manuel Delgado Moreira
Artur de Paiva Pinheiro
José Bernardino Borges d’Almeida Ferreira
António Fernandes Moreira
João Martins Romão
António Martins Romão


Se funcionou, ou até quando, desconheço!

Pelos nomes, aqui inscritos, se pode ver que são lavradores e proprietários e não meros trabalhadores. Achei estranho mas, por mero acaso, descobri a razão ao passar pelo blogue "Tudo de novo a ocidente".
Aí se escrevia:
"Devemos esclarecer que estes Sindicatos Agrícolas eram diferentes daquilo que hoje se entende por organização sindical. O Sindicato Agrícola de Colares a exemplo de outros existentes por todo o País, assumiam o carácter de entidades compostas por agricultores donos de terras e nos quais se podiam filiar, também, indivíduos que não sendo agricultores possuíssem lavouras, tratava-se de associações de proprietários cuja origem remontava à Carta de Lei de 3 de Abril de 1896, que a Lei nº215 de 30 de Junho de 1914 confirmou. Com a implantação do Estado Novo estes Sindicatos foram transformados em Grémios da Lavoura de acordo com "Organização Corporativa".

Assunto esclarecido, resta-me apenas notar que eram bastantes os fundadores (24), pois em Colares, zona de bastante agricultura, eram bem menos. Porém, em 1936, estes já tinha fechado portas.
Da qualidade das pessoas, por quase completo desconhecimento, não posso pronunciar-me. Apenas posso dizer que eram a entidade empregadora daqueles tempos e geriam os destinos de Salvaterra!

Sem comentários:

Enviar um comentário