sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"SONETO DA FIDELIDADE" !



No meu “post” anterior, refiro que no Estoril, em Outubro de 1939, exactamente na passagem dos seus 26 anos,  e enquanto aguardava a partida do navio “Angola”, que o levaria e a sua esposa de regresso ao Brasil, Vinicius escreveu aquele que talvez seja o mais famoso poema da sua obra: “Soneto da Fidelidade”.

Na suposição de que algum dos meus leitores esteja interessado em conhecer esse tal “Soneto da Fidelidade”, aqui o coloco juntamente com algumas palavras sobre o seu autor.

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, nascido no Rio de Janeiro, em 19 de Outubro de 1913 e falecido, também no Rio de Janeiro, no dia 09 de Julho de 1980 foi diplomata, jornalista, dramaturgo, poeta e compositor.


SONETO DA FIDELIDADE

De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei-de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor ( que tive ):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

1 comentário: