terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vamos cantar as J(o)aneiras!!!

Para cumprir esta tradição, quero dar o meu contributo.
Aqui fica ele!




As Minhas J(o)aneiras!!!

Boas festas, muito boas festas,
para o nosso querido Portugal!
Mas que festas, mas que festas,
que mais parecem de Carnaval?

Ao mui digno Presidente,
que do quê nem eu o sei,
cuidado não parta o dente
na favinha do seu bolo rei!

Eu dou ao nosso Primeiro,
simples e breve conselho.
Veja lá se é mais ligeiro
e dá saltinhos de Coelho!

E para a Querida Oposição
vai o meu desejo tão puro.
Vá lá, diga sim ou diga não,
não se mostre tão inSeguro!

Para o Álvaro e pr’ó Gaspar,
que nos estragam o dia a dia,
um pé de cabra vou ofertar
para alavancar a economia!

Para melhorar tal economia,
cheia de coisas improváveis
nessas coisas eu não Mexia
e só renovava as renováveis!

E quando num lar português
a electricidade tiver um pico
tenham calma, é só o chinês
pondo-nos os olhos em bico!

Muitos porcos é uma Vara,
uma récua, é para cavalos,
como será, esta coisa rara,
uma caixa só com robalos?

Quem tem primos na Suiça
e com tão ricos ordenados,
precisa mas é de ir à missa
até se redimir dos pecados!

Neste país de norte a sul,
onde já não há maneiras,
a cor dominante é o azul
do saquinho da Felgueiras!

País de bem fraca memória,
ou de cabeça oca e tão vazia,
onde vai passando à história
a velha estória, da Casa Pia!

Lembro agora um “inginheiro”
que entre muitos eu distingo,
como um filósofo, o primeiro,
que tirou o curso ao domingo!

Entrado á cunha na universidade
em Paris, já aprendeu a filosofia
de nos enviar com muita saudade
lições sem mestre de ...economia!

Todos gostaram dum Oliveira,
de que hoje já ninguém gosta,
mas muitos deixaram a carteira
na mão doutro Oliveira, o Costa!

Dizem que as folhas de louro,
que ornamentam um Loureiro,
dão bem para salvar o couro
de um tal senhor conselheiro!

Tão boas, as limas do Feteira,
e conhecidas em toda a parte.
Só limavam tudo “à maneira”,
agora, já só limam “à Duarte”! 

Estas ideias serão todas falsas,
mas aos amigos eu não minto.
Para não vos cairem as calças
é só apertar um pouco o cinto!

E antes que todos me vão dizer
:- Cala-te pá, tu é que não prestas,
vou terminar, depressa, a correr.
Boas festas, muito boas festas!

( Imagem retirada de quintagente.blogspot.com )

4 comentários:

  1. Ó João, temos que levar estas coisas da política a brincar, para não acabarmos mais doidos que os políticos da nossa praça...
    E o João fê-lo tão bem que acabou por me deixar a rir com as misérias no nosso país.
    Continue assim.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lourdes!
    Como já tenho dito, gosto de dizer coisas sérias a brincar, o que não é o mesmo que brincar com coisas sérias. O facto, porém, é que também não podemos levar os políticos muito a sério, caso contrário ficamos pior do que eles. Fazem parte dos muitos escolhos que temos pela frente...
    Bem haja e desejos de um Bom Ano. Façamos por isso, já que há muitos a não deixar...

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Amigo João,
    Estes seus versos são de um primor, que me deixam sem palavras para comentar… Valeram pelos sorrisos que esbocei.
    Parabéns! “A brincar se dizem as verdades”…

    ResponderEliminar
  4. Olá, Cristina!
    Bem haja pelas suas palavras que chegaram bem para comentar.
    A ideia era mesmo fazer sorrir, dizendo algumas verdades...
    Se o consegui, fico feliz por isso.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar