sexta-feira, 11 de julho de 2014

A vida em Salvaterra ( 4 ) - Meados do séc. XX




Por sobre o casario, o reservatório para abastecimento de água à povoação.
Construído já nos anos 70 do séc. XX.

A vida quotidiana em Salvaterra do Extremo, em meados do século XX

Sobre a vida em Salvaterra do Extremo, socorremo-nos do Livro do Posto de Despiolhagem e Desinfecção, de Penha Garcia, Monfortinho, Salvaterra do Extremo e São Miguel de Acha que se encontra no Arquivo da Misericórdia de Idanha-a-Nova.
Não é completamente verdadeira a ideia de que as famílias eram muito numerosas, mas eram efectivamente uma parte muito significativa. Talvez só um pouco mais de 20% tinha quatro ou mais filhos.
Rara era a família a quem não morria um ou mais filhos, devido a más colheitas, aos calores ou epidemias. Havia mulheres que nem despiam o luto, fosse por familiar, vizinho ou amigo. Falta de médicos e medicamentos, pouca higiene e má alimentação estavam na origem de doenças como a varíola (bexigas doidas), sarna (tinha), sezões (maleitas), tifo ou doenças de pele que muitas das vezes conduziam à morte.
Portanto à alta natalidade corresponde uma alta mortalidade, sendo esta maior na infância, onde o sarampo e a desidratação matam com frequência.
No que respeita ao vestuário, este era pouco e, de ordinário, resumia-se a saiote, saia, corpete, blusa, camisa e o lenço, dobrado em três e atado pelo cimo da cabeça, ao queixo ou de outro modo, no caso das mulheres. Os homens vestiam, calças, casaco, camisa, ceroulas, colete e chapéu. As crianças usavam um macaco de perna curta e sem mangas, com abertura atrás e à frente para que as necessidades fisiológicas fossem feitas sem problemas e com menos trabalho para as mães. Isto quando não andavam nuas ou, como se dizia, “encouras” ( de em couro ).
O lenço era a peça que mais se identificava com a pessoa que o usava. Onde quer que estivesse, era sempre usado pela mulher. Na rua, no trabalho, na festa ou em casa. O modo como era atado e colocado, assim como o desenho e a cor, variava conforme a mulher era casada, solteira, viúva, tímida ou brincalhona.
O xaile é peça usada pela mulher que já é mãe, é quente para o filhinho e pela sua resistência passa de geração em geração. Da avó para a mãe e, muitas vezes, desta para filha. É negro e, na viúva, tapa o frio e a tristeza.
Quanto ao calçado, normalmente só quando chegavam à idade adulta e já pareceria mal andar descalço, e se havia alguns “cobres”, o sapateiro lhes fazia uns pesados sapatos, botas ou tamancos a partir de moldes que possuía.

A habitação, na maioria, não excede os 30 m2 e os 4 metros de altura. No máximo 4 compartimentos e as paredes, por vezes, em taipa e normalmente uma janela, havendo casos de nenhuma e também não muitos com duas. Normalmente também é só de um piso e uma só porta para o exterior. O 1º andar, se o havia, era assoalhado e o piso térreo em lajes, bosteada nas uniões das mesmas. Para bostear diluía-se a bosta de vaca (“bosta santa”) em água e vassourava-se o chão, ficando este brilhante como o ouro e com um bom cheiro a lavado! Na Páscoa era época de limpeza geral da casa, do corpo, da alma e da aldeia, por isso havia que preparar a casa para receber a visita do padre para dar as “Boas Festas”.
A regra é as casas só terem uma cama que é a do casal. Por vezes há outra para os filhos e filhas, enquanto pequenitos, se arrumarem uns para cima outros para baixo, qual sardinha em lata. Quando maiorzitos, os filhos vão para o palheiro onde, depois de despidos se metem nus no meio da palha que os aquece e enxuga. Não muito longe de Salvaterra do Extremo, em Penha Garcia, a média por cama era de 9 pessoas!
Algumas casas, têm quintal e, ou, estrumeira, grande parte tem palheiro e animais em casa. Porcos, vacas e burros são igualmente vulgares. (Em Salvaterra, os porcos estavam, dum modo geral, em furdas, fora da zona habitacional. É conhecido o complexo de furdas desta terra!)

Uma furda!
No respeitante a higiene, embora as casas se apresentassem limpas, esta era muito pouca. Não era hábito lavar as mãos antes de comer ou tomar banho mais que uma vez por ano. Dormia-se com a roupa do dia e, no dia seguinte, ia-se trabalhar com a mesma. Não havia retretes nem casas de banho.
Os despejos, fezes, urina e águas sujas, eram lançados na rua, tal como o lixo. Só as chuvas de Inverno lavavam tudo.

A alimentação era má, essencialmente vegetal e pão, de trigo ou centeio, conforme as posses e a abundância. Em época de crise até pão de farelo se comia. O pão é o “pãozinho de Deus” e ninguém concebe colocá-lo de costas no cesto ou não o beijar quando se apanha do chão onde caiu.
A maioria da população come caldo, uma sopa de vegetais temperada com sal e um pedaço de toucinho ou farinheira. O tempero com azeite era escasso.
De manhã (almoço), um caldo, à noite (ceia), um caldo, com um pedaço de toucinho, farinheira, um terço de sardinha, ou nada. Quando se ia trabalhar levava-se a merenda, pão, azeitonas ou azeitonas e pão com toucinho ou enchido, davam para jantar e merenda. Rancho melhorado, só nos domingos, festas ou dias santos e era se a bolsa permitia! Nesses dias podia haver, carne do talho ou da salgadeira, normalmente de porco. Mesmo o que se criava, muitas das vezes não se comia. Era para vender! Um almoço, no domingo, podia ter sopa de feijão catarino, seguido do mesmo feijão, cozido e regado com um fio de azeite. Vinho, quase só na taberna! Directamente da natureza vinham, alguns cogumelos (os tortulhos), as amoras, bolotas de azinheira e os figos de pita (figos chumbos), tudo para ajudar a completar a parca alimentação. Carne de caça só para quem tinha posses ou arma. Peixe, só do rio, bogas, bordalos, barbos, enguias, cumbas ou trutas, mas pouco. À sardinha e ao bacalhau só alguns chegavam!

A população é, dum modo geral, jovem. Em 1944, a grande maioria está entre os 20 e os 64 anos. Também muito mais de metade trabalha na agricultura (jornaleiros)

Tudo o que ficou dito, só prova a espantosa capacidade de gestão da riqueza (se a isto se pode chamar riqueza), do espaço e do tempo, que tinham as pessoas desta época!

Bibliografia:

Maria João Guardado Moreira, in Medicina na Beira Interior da Pré-História até ao Séc. XX, Cadernos de Cultura, vol. 7, Nov.1993






Sem comentários:

Enviar um comentário