domingo, 12 de outubro de 2014

À vela ... ! ( 1 )

Desta vez, retirados duns mini-blocos de apontamentos, editados pela Hempel’s Marine Paints, trago aqui alguns desenhos de veleiros. O meu “forte” não é marinharia e os seus termos náuticos, pelo que identifico os tipos de veleiros pela sua designação em inglês, tentando traduzi-la para português. Por vezes, serei tentado a fazer uma tradução mais directa mas, por isso mesmo, fico também a original. 

Como me dá prazer este tema, aqui vo-lo deixo! 


Cutter / Cuter, Baleeira, Chalupa
Embarcação de um só mastro, cordame a vante e a ré, tendo duas velas de proa. É um tipo de chalupa mas com gurupés. Embarcação rápida e de fácil manobra.


Sloop / Chalupa
Embarcação de um só mastro, cordame a vante e a ré, tendo somente uma vela de proa.

A figura representa um vulgar tipo de chalupa construído no período entre as duas Guerras Mundiais.


Yawl / Canoa

Embarcação de dois mastros, aparelhada a vante e a ré, sendo o mastro de ré (mezena) mais pequeno e a ré da roda do leme.


Spritsail / Cevadeira?, Palhabote?

Na figura, está representada uma embarcação vulgarmente utilizada no rio Tamisa.


Ketch / Galeota, Chalupa
A figura mostra uma embarcação de pesca de arrasto.

É uma embarcação de dois mastros (o principal e o de ré). O mastro principal está equipado com duas velas. O mastro de ré (mezena) está a vante da roda do leme.



Schooner / Escuna

Embarcação de dois (ou mais) mastros, cada um aparelhado a vante e a ré, tendo duas velas de proa. No caso da figura, pesqueiro, a vela principal está no mastro de ré, o maior e mais alto.



Barque / Barca

Embarcação de três ou mais mastros. Todos eles são aparelhados com velas quadrangulares excepto o mastro de ré.

Barquentine / Bergantim

Embarcação de três ou mais mastros mas só o de vante aparelhado com velas quadrangulares. Os restantes são aparelhados com velas triangulares, ou latinas.



Brig / Brigue
Embarcação de dois mastros, por vezes três, aparelhados com velas quadrangulares.
Na figura, um brigue  de meados do século dezanove.




Nota: Não me meti a pormenorizar mais estes vários tipos de embarcação porque, não dominando a matéria, poderia colocar aqui muito do que vem na net. Porém seria sem grande convicção, dada a disparidade de definições acerca dos mesmos. Assim, resta-me pedir desculpa por alguma incorrecção. Se alguém souber mais e o quiser transmitir, serei todo ouvidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário