quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A 10ª Repartição da AGPL ... existiu ! ( 2 )


O material naval

Nesta imagem, dos anos 30 ou 40, além da operação de transferência dum guindaste
efectuado pela cábrea "António Augusto de Aguiar", podem ver-se várias unidades flutuantes
 
Esta Repartição tinha por principal incumbência, providenciar a conservação e manutenção das unidades flutuantes da AGPL, a saber:

Lanchas:
“Lisboa”, “Olivais” e “Bugio”

 
Dragas:
“Santos”, “Santa Apolónia” e “Guadiana”. Todas de baldes. Ao tempo, talvez também a “Alcântara” existisse

“Engenheiro Matos”, de colher e auto propulsionada a vapor.

 

Cábrea:
“António Augusto de Aguiar”

(representada na foto que inicia esta descrição)

Guindaste flutuante:
“Eng. Manuel de Espregueira”

O guindaste flutuante, rebocado pelo "Serra da Arrábida"

Aspirador de cereais:
“Eng. Sá Nogueira” (suponho que era este o nome)

Na muralha, do lado direito, a ré da draga "Eng. Matos", o aspirador de cereais
 

Barcaça de sondagens geológicas:
“Emídio Navarro”

 
Rebocadores:
“Cabo da Roca”, a vapor. Entregue, ainda à EPL, em Abril de 1910

 

“Cabo Espichel”, “Cabo Sardão” e “Cabo Raso”. Entregues, ainda à EPL em 1928, foram os últimos movidos a vapor.

 

 
 





 


“Cabo de Sines”. Já com máquina a Diesel, construído na carreira nº 1 do Estaleiro Naval da CUF, em 1938



 

 
 
 

“Dom Luiz”. De alto mar. Comprado à US Navy em 1949

 


“Serra de Sintra”. Ao serviço desde 1949

 

 

“Serra de Portalegre” e “Serra da Arrábida”. Construídos no Estaleiro Naval da CUF, entraram ao serviço em 1953

 

 
O "Serra da Arrábida" rebocando o guindaste flutuante


“Serra de Montejunto” e “Serra de Palmela”. Ao serviço desde 1956

 

 

 

 

A todas estas unidades, acresciam batelões, barcaças e pontões.

(continua)
 

2 comentários:

  1. Muito interessante esta sua incursão por memórias ligadas à AGPL. Dois pequenos comentários sobre as fotos dos rebocadores. O rebocador que aparece como CABO DE SINES é ou o SERRA DA ARRÁBIDA ou de PORTALEGRE. A fotografia do D. LUIZ é minha, foto de 1975 já no final da existência deste rebocador de alto mar. Tenho muito gosto em que a utilize, mas se referir a fonte, melhor. Cumprimentos do LMC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor Luis Miguel Correia,
      grato pela sua visita e pela correcção. Não sei como apareceu aqui este "Cabo de Sines", muito embora na minha ideia ele seria, talvez, semelhante ao "Serra de Sintra". Claro que a minha memória não chega a tanto e não detectei o erro. Mais uma vez o meu agradecimento.
      Quanto ao facto de não identificar os "donos" das imagens, tal não é completamente verdade, apenas porque eu dada a minha pouca habilidade nestas coisas da internet, blogues e afins, dado o elevado número de fotos, apenas coloquei a autoria delas no fim do "post", ao contrário do que costumo fazer e é facilmente comprovado pelo que deixo no blogue.
      Posto isto, tentei a actualização do "post" e o que deu, foi ele não me aceitar um maior formato de letra para referir os blogues donde retirei as imagens e por fim, a actualização passou-me o "post" para o dia de hoje!!!

      Assim, mais uma vez as minhas desculpas,
      melhores cumprimentos,

      João Celorico

      Eliminar