sexta-feira, 9 de março de 2012

O "Angola", vai de viagem... virtual! ( 2 )

Hoje, 9 de Março, fomos para o lado de Leça da Palmeira, e estivemos no areal onde estão implantadas umas piscinas. Porém, a época balnear ainda não abriu e a temperatura da água não convida, nem a molhar os pés. Posto isto, modificámos o nosso percurso e fomos, em sentido contrário, em direcção a Matosinhos e a caminho do Porto. Atravessámos a ponte levadiça e seguimos, de eléctrico, até ao Castelo do Queijo e à Foz do Douro.

Praia de Leça. Piscinas
Pormenor do forte de S. Francisco Xavier, vulgo "Castelo do Queijo"
Foz do Douro. Esplanada e pérgola (sobre a Praia do Molhe) e monumento ao "Náufrago"

Cumpre aqui dizer que os meus “seguidores” nesta viagem virtual, são livres de escolher os itinerários que mais lhes convierem, uma vez que eu, apesar do navio estar em porto, sou obrigado a “correr quartos” e, a mim, cabe-me fazer os quartos das 00.00h às 04.00h e das 12.00h às 16.00h. Como facilmente se depreende, terei de escolher entre descansar o “físico” ou andar em “passeatas”.
No meio de tudo isto ainda vou ter de fazer “contrabando”! É verdade! Em Lisboa, esgotou o “stock” de novelos de linha“Âncora” nº12 (suponho). A minha mãe necessitava de alguns novelos para terminar alguma colcha ou toalha, sempre a pensar nos filhos e no seu enxoval, e como a fábrica “Coats & Clarks” é na Senhora da Hora, pediu-me para tentar encontrar esses novelos. Procurei em Matosinhos e ao primeiro contacto fiquei a saber que, numa loja, a menina que me atendeu tinha “Coração” nº 5 o que, a princípio, me “assustou”, uma vez que o meu coração era apenas normal! Tudo esclarecido, lá consegui, noutra loja, arranjar o pretendido e já agora, para mim, roupa interior da “Ameal”, colorida e na moda!
E, porque é que isto é “contrabando”? Apenas porque não é possível sair de bordo com qualquer mercadoria, sem ter passado pela Alfândega, para pagamento da devida taxa. Porém, vou conseguir chegar, a salvo, com os novelos a casa e resolver o momentoso problema.
Amanhã, iremos até ao Porto!

2 comentários:

  1. Estou a gostar desta viagem virtual bem documentada com fotografias (da época). Já não me lembrava do rio sem a ponte.
    Fico a aguardar a partida para a viagem de regresso.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lourdes!
    Espero que continue a gostar da viagem. Bem haja pela sua boa vontade em relação à qualidade das fotos. Irei alternando as minhas tímidas incursões no mundo fotográfico com alguns exemplares que, penso, irão colmatar a visível falta de qualidade de outros. Nestes fica quase só a intenção que, essa sim, é a melhor.
    Aqui, como no real, o itinerário já está marcado e é para ser cumprido. O regresso a Lisboa será no dia 12, de acordo com o previsto!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar