segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA DO PAI !

(Por maioria de razões, faço hoje uma pequena interrupção na viagem do "Angola")
























DIA DO PAI


Quando na minha vida
também já a tarde cai,
lembro de forma sentida
a memória de meu Pai!

E no singelo verso que faço,
com sentimento profundo,
eu envolvo no meu abraço
a todos os pais do mundo!

6 comentários:

  1. Não nos esquecemos nunca daqueles que um dia perdemos mas nestes dias eles estão mais presentes no nosso coração e a saudade ataca mais forte.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. João, a melhor definição de saudade que alguma vez li!!!!....
    daqueles que amamos e que já partiram deste mundo
    "SAUDADE É AMOR QUE FICA"
    Ana


    DEFINIÇÃO DE SAUDADE
    Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (…) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

    Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional… Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

    Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

    Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

    — Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores… Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

    Indaguei:
    — E o que morte representa para você, minha querida?

    — Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)

    — É isso mesmo.

    — Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

    Fiquei “entupigaitado”, não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.

    — E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

    Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:

    — E o que saudade significa para você, minha querida?

    — SAUDADE É AMOR QUE FICA
    Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

    Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo “meu anjo”, que brilha e resplandece no céu.

    Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lourdes!
    Bem haja, pelas palavras.
    Eu, limito-me a lembrar e a dar um pouco daquilo que ainda posso e que, no fundo, é bem pouco! Nunca conseguirei dizer tudo o que desejaria!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Olá, Ana!
    Eu já conhecia essa definição e a sua história e se, porventura, ela não for a melhor definição, serve muito bem para dizer o que nos vai na alma!

    Bem haja e abraço,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  5. Era um belo rapaz o seu pai, amigo João. Não admira sua mãe ter ido na “cantiga”…
    Não consigo sequer imaginar a dor ou a saudade que devem ser imensas, pois felizmente ainda tenho os meus pais vivos, e só peço a Deus que por muitos anos. A quem, infelizmente, já não os tem, só desejo que consiga arranjar força e coragem suficientes para continuar a viver sem eles, e a guardar em seu coração as memórias vivas, dos momentos passados juntos…

    ResponderEliminar
  6. Olá, Cristina!
    Quase que diria que saiu ao filho... lol
    Claro que enquanto eu tiver memória, ele estará vivo. Pelo menos eu faço o possível, por isso. E isso também nos faz viver.
    Bem haja pelas suas palavras e que mantenha os seus pais ainda por muito tempo para disso desfrutar.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar