quinta-feira, 13 de maio de 2010

Salvaterra na ... Universidade de Salamanca!






Universidade de Salamanca





Aproveitando um curto espaço de tempo em que, neste mês de Maio, não encontrei nada de muito significativo na vida de Salvaterra, vou aqui deixar algumas notas sobre figuras de Salvaterra que cursaram, durante o período da ocupação filipina, na Universidade de Salamanca conhecida, e reconhecida, até aos dias de hoje. Nela cursaram, por exemplo, Abraão Zacuto, astrónomo de origem judaica; Calderón de la Barca, escritor e poeta; Miguel Unamuno, escritor e filósofo, por 3 vezes Reitor desta Universidade; Adolfo Suarez, que foi 1º ministro de Espanha e o Cardeal Mazarino, que foi 1º ministro de Luís XIV, de França.Dos portugueses, salientaram-se Pedro Nunes, matemático e, por último, também de origem judaica, nascido em Castelo Branco, no ano de 1511, João Rodrigues, eminente médico da altura e que todos conhecem por "Amato Lusitano".

Embora a Universidade de Salamanca pareça nunca ter sido estrangeira para os portugueses, principalmente por razões de ordem geográfica e de qualidade do ensino, o certo é que durante o período da dominação espanhola ela se intensificou. Outro factor foi também o da Inquisição, obrigando à fuga de estudantes de origem judaica para evitar males maiores. Circunstância atenuada a partir de 1580, quando a Universidade passou para o controle do Estado. Claro que os estudantes de Salvaterra do Extremo não foram alheios a tal facto. Assim, já antes de 1540 há conhecimento de que:
André Gomes, natural de Salvaterra do Extremo, frequentava os estudos de Cânones e talvez Teologia pois que, em 1540, já seria bacharel.
Posteriormente são conhecidos os estudantes:
Em 1592, Pedro Fernandes, cursando Cânones;
em 1593, Francisco Peres, igualmente cursando Cânones;
de 1594 a 1599, Francisco Remelhado, cursando Artes e Teologia;
em 1596, Gonçalo Jorge, cursando Leis
e por último Francisco da Silva Mesquita, cursando Leis (e Cânones).

Para a história ficam os seus nomes e o reconhecimento da importância que Salvaterra do Extremo, como praça importante e sede municipal, mantinha naqueles tempos!

1 comentário:

  1. João
    Salamanca tem uma zona histórica muito bonita e a Universidade é uma das suas belezas. Estive lá o ano passado e ainda tenho a cidade muito presente na minha memória.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar