sexta-feira, 11 de junho de 2010

Amanhã, é noite de Santo António !



Porque amanhã é a noite de Santo António e eu vou estar ausente, aqui deixo algumas quadras, em louvor dos milagres do padroeiro.

Santo António vive aflito
na crise que se apregoa!
E nesta, até eu acredito!
Um santo também é pessoa!

Santo António e seu Menino
Fazem milagres sem par
E de um amor pequenino
Um grande fazem brotar!

Santo António e seu Menino
Fazem milagres sem par!
Uni ao meu, teu Destino
Démos as mãos fomos casar!

Ainda eu era pequenino
E já ouvia contar
Santo António e seu Menino
Fazem milagres sem par!

Depois de, ao Zé e à Maria,
os corações atear,
Santo António, quem diria?
A fogueira foi saltar!

Que capela tão vazia!
Nem santo tem no altar!
Santo António, quem diria?
A fogueira foi saltar!

Santo António, Santo António!
Ó meu Santo, dá-me paz!
Livra-me do Demónio,
que eu sou bom rapaz!

Santo António, Santo António!
Dá-me a tua mão amiga!
Livra-me do Demónio,
que eu sou boa rapariga!

4 comentários:

  1. João
    Ao ler as suas quadras, vieram-me à lembrança os tempos do bairro da Bica, das sardinhas comidas na rua, à porta das tabernas, dos bailaricos e de saltar a fogueira. Tempos difíceis, mas bem reinadios...
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. No dia treze de Junho
    Santo António se demove
    São João a vinte e quatro
    E São Pedro a vinte e nove.

    Santo António não é pobre
    Santo António não é rico
    Já o vi vender um cravo
    P'ra comprar um manjerico.

    O repuxo da cascata
    Deita água sem parar
    É noite de S. João
    Vamos cantar e dançar.

    S. Pedro por ser velhinho
    Deve ter muito juízo
    Por isso Deus lhe entregou
    As chaves do Paraíso

    Ana Bernardo
    (andei cuscuvilhando!!! não fui eu que as fiz)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lourdes!
    Já tenho dito que não sou grande folião. Principalmente folião por encomenda, com data e hora marcadas. A minha folia era mais Madragoa (Rua das Madres e redondezas), eterna rival da Bica!
    Em miúdo, por causa das fogueiras, ia deitando fogo à casa... tropelias...

    Beijinhos,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Olá, Ana!

    Algumas destas quadras,sujeitas a mote, por agora só ao Santo António, foram feitas para um Concurso de quadras populares organizado pela CMLisboa.
    Na altura certa virão algumas ao São João, para a Câmara de Almada!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar