quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hoje, é noite de São João !


( Estatueta, em barro, destinada ao Concurso de Quadras Populares das Festas de Almada )

Porque hoje é a noite de São João, aqui fica a minha contribuição. Rima e é verdade!

A S.João, pelo Mundo fora,
o Senhor fez caminhar!
Que fosse e em boa hora,
a todos baptizar!

Olhando, aqui de Lisboa,
nem acredito no que vejo!
Parece um quadro de Malhoa,
Almada, beijando o Tejo”!

Almada encheu-se de brio
e ao Tejo deu a mão,
Santo António, cruzou o rio,
foi brincar com o São João!

Peguei minha amada,
peguei no meu balão.
No arraial, em Almada,
queimei meu coração.

Almada e os seus folguedos,
na noite de São João,
fizeram-me perder os medos
e ganhar teu coração!

Almada está em festa,
é noite de São João!
Eu brinquei e só me resta
ganhar o teu coração!

São João, de Cristo baptista,
em Almada é diferente!
Por nós, virou ecologista
e amigo do ambiente !

Neste milénio bem novo
S.João, coisa engraçada,
veio brincar com o bom povo
nas suas festas em Almada.

Por São João, água nasceu
duma fonte prateada !
À procura dum amor fui eu !
Encontrei-o em Almada !

Coisa esta, engraçada!
No S.João, quem diria!
Ao escrevermos "Almada"
todos leêm "alegria"!

Excepto a primeira, todas as quadras fizeram parte da minha participação, durante vários anos, no Concurso de Quadras Populares das Festas de Almada. A última, foi mesmo distinguida com uma "Menção Honrosa")

7 comentários:

  1. À conta do S. João,
    Farta-se de brilhar o Celorico,
    Com tanta inspiração,
    Até floresce o manjerico.

    Tem um talento único,
    O que ninguém pode negar,
    Concurso onde ele entra
    Hipótese nenhuma temos de ganhar.

    Ele é amigo de Sto. António
    E por S. João protegido,
    Com tanto Santo na alçada
    É sempre favorecido.

    Pois continue sempre assim,
    Com seu talento único e especial
    Pois quem mais ganha com isso,
    Somos nós leitores, afinal!

    Uma noite feliz,
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Olá, Cristina!
    Eu, tinha avisado que, quando entro nestas coisas, é sempre para ganhar. O certo é que nunca perco. Posso não ganhar o prémio, mas ganho conhecimentos, amizades e o sentido do dever cumprido. E já não é pouco!
    Portanto, lá vai disto!

    Como, eu, calado nunca fico
    e a todos os santos recorro,
    Santo António dá-me o manjerico,
    São João dá-me com o “alho porro”!

    Com seus versos, minha amiga,
    D’”uma aldeia perdida no monte”,
    bem, eu não sei que lhe diga
    nem sequer o que lhe conte.

    São versos desses, assim,
    coisa que nunca renego,
    a fazer-me bem, cá a mim
    e a ficar cheio o meu ego.

    Sinto que não estou sozinho
    e fico muito bem, na verdade.
    São versos cheios de carinho
    e a transbordar de amizade!

    E porque não haviam de ser?
    Versos são um bom lenitivo.
    A mim eles me ajudam a viver
    e a mostrar que estou vivo!

    E este João, que é Celorico,
    com versos de qualquer maneira,
    envia-lhe um grande manjerico
    e, vá lá saltar a fogueira!

    Abraço e bem haja,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Versos muito bonitos,João e Cristina,gostei de passar por aqui novamente e com alegria verificar que os dois continuam a abrilhantar vossos blogs.Hoje não me alongo muito mais pois não estou em condições visuais para o fazer,mas prometo voltar.Muitas felicidades e já agora os versos de S.Pedro.
    Ana Bernardo

    ResponderEliminar
  4. Um abraço e bem hajam.
    A todos os poetas

    ResponderEliminar
  5. Quem é o autor deste S. João em barro? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Inês,
      muito gostaria de lhe poder dar a melhor informação mas desconheço a autoria da estatueta.
      No entanto, julgo que a Câmara Municipal de Almada poderá dar tal resposta. Esta estatueta penso que é de 1998!

      Bem haja pela sua visita,

      João Celorico

      Eliminar