terça-feira, 1 de junho de 2010

1 de Junho de ... 1510. Os 500 anos do segundo foral de Salvaterra!

Faz hoje 500 anos!


D. Manuel I, em 1505 mandou fazer um tombo e ordenou a reconstrução e alargamento da Igreja Matriz de Salvaterra, que se encontrava muito danificada, fazendo erguer a torre sineira e o campanário.
Os tombos não eram mais que um inventário de todos os bens das Comendas. As Comendas Velhas principiaram em Portugal com as Ordens Militares.
A Comenda era uma porção de terras e suas rendas, com que antigamente se recompensavam Eclesiásticos ou Cavaleiros das Ordens Militares por serviços prestados ao Rei. O Comendador era o feitor ou procurador da Comenda.

E, muito provavelmente, originado pelo tombo atrás referido, no dia 1 de Junho de 1510, em Santarém, D. Manuel I concede a Salvaterra o seu segundo Foral, restituindo-lhe alguns dos privilégios e isenções abolidas aquando da constituição da Comenda da Ordem de Cristo em Salvaterra, feita por D. Dinis. Aproveitando a solenidade do acto, o Rei fez a oferta duma caixa de damasco branco que, em 1537, a crer nas palavras de Frei António de Lisboa, da Ordem de Cristo, se encontraria na Igreja Matriz.
Será que ainda lá está?






Símbolo da sua qualidade de Vila, e para que todos o saibam, ficou o belo Pelourinho!

1 comentário:

  1. Parabéns, Salvaterra!

    Olá,amigo João!
    Parabéns pela sua terra.
    Lá na Aldeia,mudamos de visual :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar